Topo

Rejeição a "La La Land" deu vitória a "Moonlight" no Oscar 2017

O diretor e roteirista Barry Jenkins aceita o prêmio de melhor filme de drama para "Moonlight: Sob a Luz do Luar" no Globo de Ouro 2017 - Paul Drinkwater/Courtesy of NBC/Reuters
O diretor e roteirista Barry Jenkins aceita o prêmio de melhor filme de drama para "Moonlight: Sob a Luz do Luar" no Globo de Ouro 2017
Imagem: Paul Drinkwater/Courtesy of NBC/Reuters

James Cimino

Colaboração para o UOL, em Los Angeles

27/02/2017 11h39

O anúncio de "La La Land" como melhor filme, a subsequente correção do mico e a vitória de "Moonlight" no Oscar 2017 não foi uma mera resposta a toda a polêmica do ano passado, surgida com a hashtag #OscarSoWhite (ou "Oscar Tão Branco", pela ausência de negros entre os indicados).

"Moonlight" já parecia ser o preferido dos integrantes da Academia, de acordo com uma série de entrevistas com os votantes publicada pela revista "The Hollywood Reporter" na última semana. Chamada de "Voto Brutalmente Honesto", a série trazia comentários anônimos de dois atores, um relações-públicas, um produtor e dois executivos sobre suas escolhas. "Moonlight" aparecia em primeiro em quatro delas, enquanto "La La Land" era citada apenas uma vez.

O motivo que levou esses membros a votarem em "Moonlight" foram "a construção e humanidade" do filme, o "bom roteiro, boas performances, bom elenco, profundo significado humano", a "simplicidade, beleza e sem papo-furado", e o adjetivo "absolutamente incrível". "La La Land", por sua vez, chegou a ser classificado por um dos votantes como "uma grande porcaria" e por outro como "nada memorável".

Um filme que rende opiniões muito polarizadas pode acabar perdendo a estatueta, já que eleição de melhor filme funciona por "voto preferencial". Tanto na primeira etapa, quando são escolhidos os indicados, quanto na segunda etapa, quando é decidido quem vai levar a estatueta, os 6.687 membros da Academia preenchem a cédula de votação em ordem de preferência. E "Moonlight" figurava sempre como o primeiro ou segundo preferido dos eleitores.

Os melhores momentos do Oscar 2017

UOL Entretenimento

Mais premiado, menos assistido

"Moonlight" tem batido "La La Land" em quase todas as premiações desta temporada. Levou o Globo de Ouro, o Spirit Awards (o chamado Oscar do cinema independente), o prêmio da crítica e agora o Oscar de melhor filme. No site Rotten Tomatoes, que avalia os filmes com base nas críticas que ele recebe da imprensa, seu índice de aprovação é de 98%.

Nada disso, porém, tem refletido em bilheteria. Entre todos os nove concorrentes, é o filme com mais baixa bilheteria. Está em 101º na lista dos maiores faturamentos do ano passado, perdendo até para a comédia besteirol "Zoolander 2". Seu faturamento, até agora, foi de pouco mais de US$ 22 milhões. Não deu prejuízo, já que custou apenas US$ 5 milhões, mas o que tem impedido as pessoas de verem "Moonlight"?

Parte disso é o reduzido número de salas (entre 400 e 600) em que estreou nos Estados Unidos.

Outro fator é a publicidade em cima dele: "Moonlight" tem sido vendido como "um drama gay" ou "um filme sobre um menino negro e gay da periferia de Miami". Esta classificação é imprecisa e acaba espantando audiências racistas e homofóbicas.

Mas o que é "Moonlight"?

"Moonlight" não é um "drama gay". É um filme sobre solidão que conta a história do garoto Chiron em três momentos de sua vida: infância, adolescência e vida adulta. Sem pai, o menino é criado por sua mãe, uma viciada em crack (em uma performance brilhante da atriz Naomi Harris), que lhe dá nenhuma atenção.

Chiron é um menino que não sabe ser como os outros meninos. É ruim em esportes, não sabe brigar e constantemente é perseguido e apanha dos vizinhos e dos colegas de classe. Em uma dessas perseguições, conhece Juan (Mahershala Ali, que levou o Oscar de coadjuvante), que se comove com o garoto e o leva para a casa de sua namorada Tereza (Janelle Monáe), onde ele finalmente terá algum afeto. Mas Chiron cresce e se torna um homem fechado e que nunca viveu de acordo com suas emoções. Um drama em que empatia é essencial.

Talvez seja isso que os eleitores da Academia quiseram mostrar para o mundo: que o sonho de "La La Land" pode ser possível para as Mias e os Sebastians, mas ainda é inatingível para os Chirons.