Topo

Adam West, o Batman da série nos anos 60, morre aos 88 anos

Do UOL, em São Paulo

10/06/2017 12h42

Adam West, ator que usou a icônica fantasia de Batman na série clássica do heroi nos anos 1960, morreu nesta sexta (9), informou o site do "Hollywood Reporter", aos 88 anos. 

West, cujo personagem se tornou um dos símbolos da cultura pop após a estreia da série, em janeiro de 1966, pelo canal ABC, morreu na noite de sexta em Los Angeles, após uma batalha contra a leucemia, disse um porta-voz da família ao site. 

Segundo o site, o ator morreu cercado pela família. Ele deixou a esposa, Marcelle, seis filhos, cinco netos e dois bisnetos.

Adam West, o primeiro Batman - Montagem UOL - Montagem UOL
Adam West, o primeiro Batman
Imagem: Montagem UOL
"Nosso pai sempre se considerou o Cavaleiro das Trevas e desejou deixar um impacto positivo na vida de seus fãs. Ele foi e sempre será nosso herói", disse a família em um comunicado.

Após anos sem um emprego fixo em Hollywood, o ator conheceu outro lado da fama ao empresar sua voz ao personagem do prefeito de Quahog, chamado Adam West, na série de animação "Family Guy" ("Uma Família da Pesada"), da Fox.

No cinema, West atuou ao lado de Paul Newman em "O Moço da Filadélfia" (1959), foi um dos primeiros humanos a pisar no planeta vermelho em "Robinson Crusoé em Marte (1964) e emprestou também sua voz grave para a animação "Reduz Riding Hood", que recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Curta de Animação em 1997.

O ator Adam West participa da Comic Con em Nova York, em 2016 - Mike Coppola/Getty Images - Mike Coppola/Getty Images
O ator Adam West participa da Comic Con em Nova York, em 2016
Imagem: Mike Coppola/Getty Images

Herói engraçado

O papel que marcou a vida de West teve apenas três temporadas, entre 1966 e 1968. Colorida, a cultuada série logo virou um hit com suas histórias cujo desfecho era anunciado para o dia seguinte, no mesmo "bat-horário". "Batman" foi indicada a um Emmy de Série de Comédia na sua primeira temporada, mas acabou perdendo para o programa "The Dick Van Dyke Show". A popularidade durou pouco e, em 1968, a série foi cancelada após a terceira temporada.

West voltou a empostar a voz do seu maior personagem em desenhos animados, como o "As Novas Aventuras de Batman", "Legends of the Superheroes", "Super-Amigos" e até num episódio dos "Simpsons". Em 2014, a ABC lançou a aguardada edição das três temporadas da série remasterizada em DVD. 

Na época, West se reuniu aos outros protagonistas Burt Ward (Robin) e Julie Newmar (Mulher-Gato).no palco da Comic-Con 2014, em San Diego (Califórnia). O lançamento era parte das comemorações dos 75 anos do Batman.

Em uma entrevista para o Archive of American Television, West disse que após ler 20 páginas do piloto da série, teve a certeza que "aquela era uma comédia que eu queria fazer". “Você pode interpretar Batman de um jeito sério, sisudo, objetivo, sem dar ao público nenhuma noção de que há algo estranho por trás daquela máscara esperando para ser descoberto, que o personagem é um pouco louco, um estranho."