Topo

Sabe quem é? Onze astros do cinema que ficaram irreconhecíveis em filmes

Esforço vale a pena: Charlize Theron e Matthew McConaughey levantaram o Oscar - Divulgação
Esforço vale a pena: Charlize Theron e Matthew McConaughey levantaram o Oscar Imagem: Divulgação

André Nery

Colaboração para o UOL

02/07/2017 04h00

Apesar de muitos filmes usarem efeitos digitais para mostrar a perda ou ganho de peso, alguns atores e atrizes ainda se submetem a dietas rigorosas para fazer algum personagem. Anne Hathaway, por exemplo, perdeu 11 quilos para "Les Misérables" (2012). Do lado oposto, Charlize Theron engordou 13 quilos para o filme “Monster - Desejo Assassino” (2003). Muitas vezes o esforço é recompensado com uma estatueta do Oscar. Foi assim com as duas. Confira abaixo a história delas e de outros nove astros de Hollywood.

Adrien Brody

Adrien Brody em cena do filme "O Pianista" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O norte-americano Adrien Brody precisou perder 13 quilos para estrelar “O Pianista” (2002), do diretor Roman Polanski. No filme, o ator faz o papel de Wladyslaw Szpilman, um pianista judeu que enfrenta os horrores da Segunda Guerra Mundial no gueto de Varsóvia, na Polônia. Além disso, Brody teve que tocar piano quatro horas por dia para fazer o personagem, que lhe rendeu o Oscar de melhor ator em 2003.

Anne Hathaway

Anne Hathaway em cena do filme "Les Misérables" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Anne Hathaway passou por uma dieta rigorosa para perder peso para a produção "Les Misérables" (2012). A atriz, que fez o papel da prostituta Fantine na versão musical do clássico romance de Victor Hugo, perdeu cerca de 11 quilos para viver a personagem. "Eu tive que ficar obcecada com isso, a ideia era parecer quase morrendo", disse Hathaway, em 2012, à “Vogue”. O sacrifício valeu a pena, e Anne levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2013.

Christian Bale

Christian Bale em cena do filme "O Operário" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O ator britânico Christian Bale ficou com o corpo irreconhecível para estrelar o filme “O Operário” (2004). Astro de “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (2008) e “O Vencedor” (2010), Bale foi ao limite para perder cerca de 30 quilos para o papel do operário Trevor Reznik. A atuação lhe rendeu uma indicação de melhor ator do Saturn Awards, premiação da Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos EUA.

Mila Kunis

Mila Kunis em cena do filme "O Cisne Negro" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para interpretar uma bailarina em “O Cisne Negro” (2010), Mila Kunis precisou passar por um drástico regime. Ela perdeu quase dez quilos após adotar uma dieta diária de apenas 1.200 calorias, combinado com quatro horas de balé por dia durante sete semanas. Seu peso caiu para 43 quilos. Em 2012, Mila disse que depois de "O Cisne Negro" seu corpo nunca mais foi o mesmo”. Por sua atuação, ela foi indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em 2011.

Robert De Niro

Robert De Niro em cena de "Touro Indomável" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Robert De Niro ganhou 27 quilos para interpretar o boxeador Jake La Motta no filme “Touro Indomável” (1980). O ganho de peso foi necessário para que ele pudesse interpretar o período de decadência do pugilista. O esforço foi recompensado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que concedeu a De Niro o Oscar de melhor ator em 1981.

Hilary Swank

Hilary Swank em cena do filme "Menina de Ouro" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para o fazer o papel de uma boxeadora em “Menina de Ouro” (2004), a norte-americana precisou ganhar mais de dez quilos de massa muscular. Ela precisou ingerir 4 mil calorias por dia, em uma dieta rica em proteína. Hilay revelou que tinha que comer 60 claras de ovo por dia e se alimentar a cada uma hora e meia, mesmo durante a madrugada. Por sua atuação no longa do diretor Clint Eastwood, Hilary Swank ganhou o Oscar de melhor atriz em 2005. 

Matthew McConaughey

Cena do filme Matthew McConaughey em "Compra de Clube Dallas" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Matthew McConaughey sempre foi marcado pela boa aparência nos filmes em que participou, mas, para estrelar “Clube de Compras Dallas” (2013), passou por uma transformação radical do corpo. Ele fez o papel de um eletricista diagnosticado com Aids na produção. McConaughey perdeu cerca de 22 quilos. Para atingir a meta, ele contou que só “comia peixe e legumes. Isso umas duas vezes por dia”. McConaughey ganhou o Oscar de melhor ator em 2014 pelo papel em “Clube de Compras Dallas”.

Charlize Theron

Charlize Theron em cena do filme "Monster - Desejo Assasino" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A atriz sul-africana Charlize Theron precisou engordar cerca de 13 quilos, raspar as sobrancelhas e usar uma prótese dentária para viver a serial killer Aileen Wuornos no filme “Monster - Desejo Assassino” (2003). Pela atuação, ela ganhou o Oscar de melhor atriz na premiação de 2004. O longa é baseado na história de Aileen Wuornos, que recebeu a pena de morte pelo assassinato de sete homens entre 1989 e 1990 no estado da Flórida.

Chris Hemsworth

Chris Hemsworth se prepara para gravação de "No Coração do Mar" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Chris Hemsworth perdeu 15 quilos para estrelar “No Coração do Mar” (2015). No longa, ele faz o papel de Owen Chase, membro do barco baleeiro Essex, que foi atingido por uma baleia antes de naufragar em 1820. Em parte, essa história inspirou Herman Melville a escrever sua obra-prima “Moby Dick”. O ator precisou perder peso para mostrar seu corpo definhando enquanto ele e outros marinheiros estavam à deriva em alto mar em pequenos barcos. 

Antonia Campbell-Hughes

Antonia Campbell-Hughes em "3096 Dias de Cativeiro" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A irlandesa Antonia Campbell-Hughes chegou a levantar suspeitas em 2012 de que sofria de anorexia por conta da magreza extrema. Tudo por que ela tinha perdido mais de 15 quilos para estrelar o filme “3096 Dias de Cativeiro” (2013), que é baseado na história da austríaca Natascha Kampusch, que foi sequestrada ainda criança e mantida em cativeiro por oito anos. 

Matt Damon

Matt Damon em cena do filme "Coragem Sob Fogo" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para “Coragem sob Fogo” (1996), o ator Matt Damon perdeu cerca de 18 quilos em pouco mais de três meses. Na produção, Damon interpretou um soldado viciado em heroína. A dieta radical, porém, trouxe problemas de saúde para o ator norte-americano, tanto que ele precisou tomar remédios por um ano e meio. O susto também serviu de lição. Em “Perdido em Marte” (2015), ele simulou a perda de peso severa do seu personagem com efeitos digitais.