Topo

Não mete medo nem em criança! Os 10 piores filmes de terror da história

Cena de "Atividade Paranormal 4" - Reprodução
Cena de "Atividade Paranormal 4" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

20/08/2017 04h00

As pessoas que vão ao cinema para ver um filme de terror sempre ficam com um pé atrás. É aquela sensação de "quero ir, mas ao mesmo tempo não quero". Uma das melhores táticas é levar um acompanhante à sala de cinema, principalmente para "dividir" esses momentos tão perturbadores. Mas os filmes a seguir não precisam de nada disso. Você pode ir sozinho ou até com uma criança que a proposta de dar medo não vai funcionar. O UOL preparou uma lista com os piores filmes de terror da sétima arte.

A Sétima Alma (2010)

Wes Craven nos bastidores de "A Sétima Alma" - Reprodução - Reprodução
Wes Craven tentando explicar o que não deu certo no filme
Imagem: Reprodução

A expectativa do filme vem principalmente da direção e roteiro de Wes Craven, mente criativa por trás dos clássicos "A Hora do Pesadelo" e "Pânico". A trama é até que interessante: um serial killer foi morto (e não é piada) e sua alma maligna foi dividida em alguns personagens, que podem ou não estar com a mentalidade do assassino. Interessante, mas como diz o Trump: "Parece bom, mas não funciona". As atuações deploráveis e a história nonsense que não se desenvolve como o esperado afundam o filme. 

Piranha 3D (2010)

Cena de "Piranha 3D" - Divulgação - Divulgação
Me ajuda a sair do cinema, nunca te pedi nada! (ainda usam essa expressão?)
Imagem: Divulgação

A mistura de pornô com terror é um terror de ruim. Dá até pena de Christopher Lloyd (o eterno Dr. Emmett Brown em "De Volta Para o Futuro") e Richard Dreyfuss ("Tubarão" e "Contatos Imediatos do Terceiro Grau") por estarem no elenco. Após um terremoto, um peixe devorador de carne humana emerge para atacar os banhistas. E olha a sorte. Está rolando uma festa de verão e a praia está cheia! Pronto, esse é o enredo do remake e nada funciona porque os efeitos são ruins e a história beira o risível. 

A Bruxa de Blair 2: O Livro das Sombras (2000)

Cena de "Bruxa de Blair 2: O Livro das Sombras" - Reprodução - Reprodução
Curiosidade matou o gato
Imagem: Reprodução

Há quem diga que até o primeiro "Bruxa de Blair" poderia entrar nesta lista, mas o filme foi importante por popularizar o (até então criativo) formato câmera na mão e movimentos bruscos até o público ficar enjoado. Mas a sequência já não é bem assim. O enredo é simples e mostra um bando de turistas sem nada para fazer (não existia Netflix naquela época) que vai até a cidade dos acontecimentos do filme original para explorar o fenômeno que ronda o local. A história não ajuda, os atores não convencem (cada personagem tem o mesmo nome do seu respectivo intérprete, que criativos), não dá medo algum e a bruxa parece que vai a uma festa de Halloween.

A Casa de Cera (2005)

Paris Hilton em cena de "A Casa de Cera" - Divulgação - Divulgação
Paris Hilton em momento digno de Oscar antes de morrer
Imagem: Divulgação

Essa produção sempre será lembrada por ser aquela com a Paris Hilton. Mas ela está bem no filme! Mentira. Claro que a atuação dela é uma das coisas mais assustadoras, mas para ser justo, ela não é a única. Um grupo de adolescentes está passando perto de um Madame Tussauds sinistro, decide dar uma olhadinha e viram isca de algo maligno. Quer uma dica? O filme original "Museu de Cera", com Vincent Price como protagonista (aquele da voz aterrorizante em "Thriller", de Michael Jackson), é uma boa produção que trabalha com o mesmo enredo. E olha que foi feito em 1953.

The Incredibly Strange Creatures Who Stopped Living and Became Mixed-Up Zombies (1964)

Cena de "The Incredibly Strange Creatures Who Stopped Living and Became Mixed-Up Zombies" - Divulgação - Divulgação
E esse olhar bizarro do zumbi assassino?
Imagem: Divulgação

Olha que belo título, a melhor coisa do filme de longe. O longa sobre as "criaturas incrivelmente estranhas que pararam de viver e se tornaram zumbis" é considerado um dos primeiros musicais com monstros e conta a história de Jerry, que é hipnotizado pela misteriosa Estrella e começa a atacar os populares na rua. Para completar, a mulher que o transformou sai com alguns seguidores e começa a jogar ácido nas pessoas. Haja emoção.

Leprechaum in the Hood (2000)

Cena de "Leprechaum in the Hood" - Divulgação - Divulgação
Sério? Tem como ter medo dessa coisa?
Imagem: Divulgação

Um rapper arranjou uma briga com um cafetão na região onde mora. Mas quando a porrada está prestes a rolar solta, eles acabam libertando um duende demoníaco que sai para destruir a comunidade inteira. Melhor do que a "excelente" premissa só a participação especial do cantor Ice-T. Ah, e o duende protagonista é tão tosco que não tem como sentir um pingo de medo. O filme é uma das intermináveis continuações de "O Duende", que foi lançado em 1993 e tinha Jennifer Aniston como a adolescente perdida que precisava se salvar a qualquer custo. 

Atividade Paranormal 4 (2012)

Cena de "Atividade Paranormal 4" - Reprodução - Reprodução
Tudo registrado nas câmeras pela quarta vez... (e ainda lançaram mais dois filmes)
Imagem: Reprodução

Tudo bem, essa franquia é uma das mais queridas do terror e o primeiro filme é realmente criativo, além de conseguir deixar uma tensão sufocante mostrando absolutamente nada. Mas quando você chega na quarta produção, ainda calcada na mesma história e com as mesmas cenas e com as mesmas câmeras -- com uma baita qualidade, por sinal -- e ainda com crianças para dar mais medo, não tem paciência que resolva. A trama do filme acontece cinco anos após Katie e Hunter (o casal do primeiro "Atividade Paranormal") tomarem um chá de sumiço. E, do nada, uma mulher com uma criança assustadora vira vizinha de uma típica família norte-americana. Susto atrás de susto, mas zero medo.

House of the Dead: O Filme (2003)

Cena do filme "House of the Dead: O Filme" - Divulgação - Divulgação
Mais um filme com um bando de jovens entediados e zumbis assim
Imagem: Divulgação

Poucas coisas são tão ruins que esse filme. Vamos para a história? Nem precisa, porque vocês já conhecem. Um grupo de amigos vai até uma ilha afastada e sabe o que tem lá? Uma horda de zumbis sanguinários que parecem mais super-heróis. Eles pulam tão alto que parecem voar, são muito fortes e, como diz o trailer, estão mortos - jura?. Como você vai matar algo que já está morto? Para saber isso, basta ver o terrível filme com alguns dos zumbis mais toscos do cinema, atuações mais dramáticas que novelas mexicanas e uma história para lá de clichê.

Troll 2 (1990)

Cena de "Trolls 2" - Reprodução - Reprodução
Melhor nem falar nada...
Imagem: Reprodução

Não vá confundir com a animação da DreamWorks. Essa pérola é uma continuação (apenas no nome, porque a história é totalmente diferente) de uma produção de 1986. Não existem Trolls, mas sim duendes que vivem em um culto, capturam uma família e -- adivinha? -- planejam comer cada um. Essas criaturas nojentas, na verdade, são vegetarianas (isso que é um grupo à frente do seu tempo) e precisam transformar a família em plantas antes de devorá-la. Além da história ser sofrível, o roteiro também inclui algumas falas memoráveis, como "Eles tão comendo ela, e depois vão me comer. Meu Deus!". 

Filha do Mal (2012)

Cena do filme "Filha do Mal" - Divulgação - Divulgação
Tanta contorção para nada
Imagem: Divulgação

Começando com "o Vaticano não endossou nem ajudou na conclusão desse filme", o longa sobre possessão no formato (sucesso de bilheteria garantido) com uma câmera na mão e muito medo no coração não sai do senso comum. O crítico Manohla Dargis, do "NY Times", apontou que a coisa mais assustadora é que "um estúdio grande como a Paramount pôde lucrar mais com um tedioso e super explorado gênero que começou em 'Bruxa de Blair'". Seguindo essa premissa, a produção traz uma mulher que quer descobrir o que houve com a sua mãe e se envolve em diversos exorcismos não autorizados pelo Vaticano.