Topo

Pennywise ensopado e com frio: como cena icônica de "It" foi gravada

James Cimino

Colaboração para o UOL em Toronto (Canadá)

05/09/2017 04h00

Uma das cenas mais assustadoras de "It: A Coisa", que estreia nesta quinta-feira (7) no Brasil, é quando o palhaço Pennywise (Bill Skarsgard) usa o fantasma do pobre Georgie Denbrough (Jackson Robert Scott) para atrair o protagonista Bill Denbrough (Jaeden Lieberher) para um porão alagado. O garotinho morto repete “You’ll float too!” (em português: “Você também vai flutuar!”) diversas vezes antes do monstro aparecer de repente para assustar - atacar - o líder do Clube dos Perdedores.

Mas se nas salas de cinema o efeito faz você pular da cadeira, no set de filmagem “a coisa” é muita mais enfadonha e repetitiva. A reportagem do UOL esteve no estúdio onde o longa foi filmado em Toronto, no Canadá, em agosto do ano passado e acompanhou de perto a gravação desta cena específica. E em vez de medo, dá é pena do palhaço. 

Bill Skarsgard ficava o tempo todo ensopado ouvindo instruções do diretor argentino Andy Muschietti a cada take que gravava. Terminadas as explicações, se abaixava e ficava com água até a linha dos olhos. Os pés estavam sobre uma plataforma que se movia lentamente no início e que, ao final, subia rapidamente para dar o efeito do susto. À medida em que saía da água, o ator ia repetindo “you’ll float too” várias vezes, primeiro imitando a voz de uma criança para terminar com a voz assustadora do palhaço demônio. Na mão esquerda, a marionete de Georgie, que tinha de ser afundada na água no momento exato para que, na edição, a montagem com o ator mirim ficasse perfeita.

Parece simples, afinal são apenas alguns segundos na tela, mas Skarsgard teve de repetir a cena pelo menos umas 20 vezes. Não porque não seja bom ator. Além desses detalhes todos de edição e efeitos especiais, ele, como se diz no jargão das artes cênicas, “desaquecia” (especialmente com aquela água toda, que embora aquecida no começo, fatalmente esfriava). Então em uma tomada a entonação das frases ficava melhor que na outra, em algum momento a articulação das palavras era atropelada, em outro momento a plataforma movia fora do tempo. Fora os diversos ângulos de filmagem, especialmente em um cenário predominantemente escuro.

Andy Muschetti, o diretor, explicou o motivo de tanta esforço do palhaço. “Na verdade eu torturo o ator, mas é porque eu sou um diretor muito experimental. Eu gosto de tentar sempre coisas muito diferentes porque acho que, às vezes, o efeito mais assustador vem de algo que ainda não foi experimentado.”