Topo

Mulher de Harvey Weinstein anuncia divórcio e se solidariza com vítimas

O produtor de cinema Harvey Weinstein com sua esposa, a estilista Georgina Chapman, na festa pós-Oscar 2017 da Vanity Fair - Pascal Le Segretain/AFP/Getty Images
O produtor de cinema Harvey Weinstein com sua esposa, a estilista Georgina Chapman, na festa pós-Oscar 2017 da Vanity Fair Imagem: Pascal Le Segretain/AFP/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/10/2017 20h57

Após uma nova série de relatos de abusos sexuais por parte de Harvey Weinstein virem à tona nesta terça-feira, a mulher do poderoso produtor de Hollywood anunciou o divórcio. "Estou de coração partido por todas essas mulheres que passaram por uma dor enorme por causa das ações imperdoáveis dele", declarou Georgina Chapman à revista People.

Georgina é estilista da grife Marchesa e estava casada com Weinstein havia 10 anos. "Escolhi deixar o meu marido. Cuidar dos meus filhos é prioridade neste momento e peço privacidade à mídia", completou.

O produtor de cinema de 65 anos e a estilista de 41 têm um casal de filhos, a menina India Pearl e o menino Dashiell. Weinstein ainda tem outros três filhos do seu primeiro casamento com sua antiga assistente, Eve Chilton.

Quando os primeiros casos vieram à tona, em uma reportagem do The New York Times publicada na semana passada, Harvey chegou a declarar que contava com o apoio da esposa. "Ela está 100% comigo. Georgina e eu já conversamos sobre isso", disse Weinstein na ocasião, acrescentando que Chapman o estava ajudando a se tornar "um ser humano melhor" e a se desculpar com as pessoas pelo mau comportamento dele.

Nesta terça-feira (10) uma nova reportagem do "The New York Times" trouxe declarações de Gwyneth Paltrow e Angelina Jolie sobre como foram assediadas pelo produtor no início da carreira. Há também relatos de pessoas que teriam sido extorquidas para manter o silêncio.

Casos ainda mais pesados foram revelados pela respeitada revista "The New Yorker", que trouxe o depoimento de duas atrizes e uma anônima dizendo terem sido forçadas a fazer sexo com Harvey Weinstein. Segundo a mesma publicação, pelo menos 13 mulheres falaram sobre os abusos que sofreram por parte do produtor.

Harvey admitiu ter assediado as atrizes e pediu desculpas, mas --por meio de sua porta-voz-- negou as acusações de estupro. Desde domingo ele também não faz mais parte do quadro de funcionários de seu próprio estúdio, a Weistein Company, que o demitiu