Topo

Vimos os 4 primeiros episódios de "Stranger Things": saiba o que vem por aí

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

23/10/2017 15h00

Halloween, que nada! O evento mais aguardado do mês pelos amantes da cultura pop é a chegada da segunda temporada de "Stranger Things", que estreia na próxima sexta-feira (27) na Netflix. E a boa notícia é que o novo ano é tão intrigante, divertido e pop quanto nosso primeiro encontro com a turminha de Hawkins, em julho do ano passado.

É bem verdade que a atração dos irmãos Duffer coloca um pouco o pé no freio no mistério: nos quatro primeiros episódios, a que o UOL teve acesso, a trama demora a dar algumas respostas ansiadas há mais de um ano e lança novas perguntas que vão se desenrolando aos poucos.

À primeira vista, tudo parece estar de volta à ordem natural depois dos sinistros acontecimentos na primeira temporada, que trouxe Will (Noah Schnapp) de volta do Mundo Invertido. Embora tenha tido uma função importante antes - afinal, seu desaparecimento é que motivou a jornada de Mike (Finn Wolfhard), Lucas (Caleb McLaughlin) e Dustin (Gaten Matarazzo) -, agora ele assume um papel fundamental, já que sua conexão com aquele universo sombrio se revela mais poderosa do que antes.

O quarteto está de volta, mas não como antes - o filho de Joyce (Winona Ryder) até se junta ao grupo em atividades rotineiras, como jogos de videogame e caça aos doces no Dia das Bruxas, mas é superprotegido pela mãe, temerosa de que algo ruim possa voltar a lhe acontecer, e até pelo delegado Jim Hopper (David Harbour).

O garoto, além de sofrer bullying por conta de seu retorno, ainda passa por uma bateria de testes, supervisionada pelo Dr. Owens (Paul Reiser), que tenta tranquilizar a dupla sobre os tormentos do jovem, já que o trauma está completando aniversário. No entanto, fica claro, rapidamente, que há algo de muito mais sinistro envolvendo Will, que não se sente à vontade de abrir o jogo com os amigos num primeiro momento.

Logo de início também já temos notícias de Eleven (Millie Bobby Brown), mas a esperada união com os meninos demora a acontecer. É só no segundo episódio que a história recua um pouco no tempo para mostrar o que aconteceu com ela nesse período e acompanha a ansiedade da menina em retomar sua rotina.

Mike é o mais esperançoso de reencontrá-la: o líder do grupo não desiste de tentar fazer contato, embora faça várias tentativas frustradas. Enquanto isso, Dustin e Caleb parecem mais interessados em Max (Sadie Sink), a nova menina do colégio, que chama a atenção assim que entra em sala pela primeira vez, com sua postura nada amigável, sua personalidade forte e seu arrojo nos esportes e nos games.

Apesar da resistência de Mike e da sombra de Eleven, que continua pairando sobre eles, aos poucos, ela vai entrando para o seleto clube (que, não demora muito, acaba sendo envolvido em um grande problema graças ao impulsivo Dustin). Ainda sobre a novata, chama a atenção também a estranha relação dela com Billy (Dacre Montgomery), que aparenta ser uma espécie de tutor - só que às avessas, já que Max, sempre corajosa, parece amedrontada dele, que se diverte em assustá-la.

Dentre os novos personagens se destaca ainda Bob (Sean Astin), namorado de Joyce, aquele cara que parece bonzinho até demais - do tipo que faz o público desconfiar. Boa praça, ele  tenta agradar todo mundo: apoia a namorada, quer ser amigo dos enteados e encoraja Will a enfrentar seus medos.

Para os saudosos de Barb (Shannon Purser), sua trama não foi esquecida: a morte da amiga continua assombrando Nancy (Natalia Dyer), que se sente culpada por não ter contado a verdade e mantém contato com os pais da ruiva, ainda esperançosos de encontrá-la. Comprometida com Steve (Joe Keery), a irmã de Mike também não está disposta a esquecer o que aconteceu e se junta com Jonathan (Charlie Heaton) para investigar o caso mais a fundo.

Ambientada no ano de 1984, a segunda temporada é recheada de referências a produções da época: "O Exterminador do Futuro" está em cartaz no cinema da cidade e "Os Caça-Fantasmas" são citados nas fantasias de Halloween dos meninos. Mas outras menções a obras emblemáticas da década pipocam de maneira mais sutil, como a própria presença de Astin, membro do inesquecível time juvenil de "Os Goonies", e Paul Reiser, do elenco de "Aliens - O Resgate", além de Madmax, apelido que dá título ao primeiro episódio. Um doce - ou travessura - para quem adivinhar de quem.