Topo

SP tem mostra de filmes da época em que roqueiros faziam "pacto com diabo"

Cena de "Heavy Metal do Horror" - Divulgação/Laurentiis Entertainment Group
Cena de "Heavy Metal do Horror" Imagem: Divulgação/Laurentiis Entertainment Group

Do UOL, em São Paulo

25/10/2017 04h00

Produções de baixo orçamento, humor involuntário, possessões demoníacas sofríveis, efeitos especiais toscos e cenas propositalmente apelativas em relação à violência e ao sexo. Tudo isso faz parte da mostra Rock Terror, que abre nesta quarta-feira (25) no CCBB, em São Paulo, com a proposta de unir música e sétima arte. A entrada é gratuita.

A ideia da exibição é resgatar um subgênero do final da década de 70, quando se vendia o mito de que muitas bandas pesadas faziam pactos com o diabo para viver o sexo, drogas e rock n' roll. Entre as produções do festival estão “Uma noite de horror” (1984), que tem Alice Cooper como protagonista, e “Vampirella” (1996), com Roger Daltrey, da banda The Who, como vilão. 

“Esse subgênero que juntou o rock e o terror surgiu como mais uma contribuição para a cultura pop. E muitos foram os países que aderiram a esse sucesso, como Japão, Alemanha, Índia, França, Inglaterra, EUA, Tailândia e Brasil”, diz o curador Mário Abbade.

Serão exibidos na mostra 38 filmes (31 deles de ficção e sete documentários), capazes de mostrar os mais variados aspectos dessa vertente. Entre os filmes raros que serão exibidos estão “Turnê assassina” (1980), de Don Edmonds, só lançado em VHS nos EUA na época e atualmente fora de catálogo.

A lista segue com “A Rainha dos Condenados” (2002), “Repo! The Genetic Gpera” (2008) e “Suck” (2009) - este com um superelenco que conta com Alice Cooper, Iggy Pop, Henry Rollins, Moby e outros ícones da música internacional, com trilha inspirada em David Bowie e Velvet Underground. Da produção brasileira, a mostra vai exibir “As Sete Vampiras” (1986), de Ivan Cardoso, com Léo Jaime tocando clássicos do rock nacional.

Além da programação especial, a mostra ainda vai homenagear o cineasta John Fasano e o cantor e fisiculturista Jon Mikl Thor, estrela do ícone cult "I Am Thor" e "Zombie Nightmare", presentes no festival.

Serviço: 

Mostra Rock Terror

Data: De 25 de outubro a 13 de novembro
Local: Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo-SP
*Acesso pelo calçadão pelas estações Sé e São Bento do Metrô
Entrada Gratuita - com senhas distribuídas 1 hora de antecedência ao início da sessão, havendo o limite de uma senha por pessoa.
*Ingressos para o cinema são vendidos apenas na bilheteria, no dia da sessão.
Horários: consultar programação
Classificação: consultar programação por sessão