Topo

"Fui silenciada por 20 anos", diz atriz que acusa Weinstein de estupro

A atriz Rose McGowan incentivou mulheres a denunciar agressões - Reprodução
A atriz Rose McGowan incentivou mulheres a denunciar agressões Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/10/2017 14h20

Rose McGowan, uma das atrizes que acusa Harvey Weinstein de estupro, fez um forte discurso durante um evento nesta sexta-feira (27), no qual mencionou o acordo que a forçou a não falar sobre o caso e incentivou as mulheres a denunciarem seus agressores.

“Eu fui silenciada por 20 anos. Eu fui julgada. Eu fui assediada. Falaram mal de mim. E sabe o que? Eu sou igual a vocês, porque o que aconteceu comigo por trás das câmeras acontece com todas nós nessa sociedade. Isso não pode e não vai ficar assim”, disse ela na Women’s Convention, que aconteceu em Detroit (EUA).

Veja também

A atriz, famosa pela série “Charmed”, convocou as mulheres da plateia a não ficarem caladas: “Nunca mais! Identifiquem, exponham, chamem a atenção! Juntem-se a mim, juntem-se a nós e nós vamos amplificar as nossas vozes e fazer o que é certo para nós”.

Essa é a primeira aparição pública da atriz desde que ela revelou ter sido estuprada por Weinstein. O crime ocorreu em um quarto de hotel durante o Festival de Sundance, nos anos 1990. Assim como muitas das outras vítimas do executivo, a atriz acabou fazendo um acordo com ele, que a impedia de falar sobre as acusações.

Escândalo em Hollywood

No início de outubro, uma reportagem publicada pelo "The New York Times" revelou que Harvey Weinstein assediou mulheres durante décadas. Dias depois, a revista "New Yorker" publicou sua própria reportagem sobre o tema -- dessa vez, com acusações de estupro.   

Com o passar dos dias, o número de denúncias explodiu. Nomes de peso da indústria, como Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Mira Sorvino e Rosanna Arquette também acusaram o produtor. Weinstein, que ao lado do irmão Bob construiu uma fábrica de sucessos de bilheteria, com 80 premiações do Oscar e mais de 300 indicações, deixou o seu cargo na empresa que fundou e foi expulso do Sindicato dos Produtores e da Academia. 

A repercussão do caso fez com que várias outras famosas relatassem suas experiências: Reese Whiterspoon, por exemplo, contou que foi abusada por um diretor quando tinha apenas 16 anos, e Jennifer Lawrence revelou que foi colocada nua em uma fila com outras atrizes e chamada de "comível" por um produtor. 

No último domingo, 38 mulheres denunciaram o cineasta James Toback, indicado ao Oscar pelo filme "Bugsy", em uma reportagem do jornal "Los Angeles Times". Desde então, o número de vítimas que se identificaram passou de 200.