Topo

Ator que acusa Kevin Spacey de assédio passou por caso parecido na ficção

O ator Anthony Rapp em cena de "Star Trek - Discovery" - Reprodução
O ator Anthony Rapp em cena de "Star Trek - Discovery" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/10/2017 14h56

O ator Anthony Rapp revelou ter sido assediado por Kevin Spacey (mais conhecido pelo papel recente de Frank Underwood na série "House of Cards") quando tinha apenas 14 anos. A resposta do vencedor de dois Oscar foi de pedir desculpas, afirmar que não se lembra da situação pois estava bêbado e se assumir gay.

Rapp começou no entretenimento ainda cedo e logo passou para a televisão e o cinema. Em participação especial para a série "Law & Order: Special Victims Unit", o ator passou por uma situação semelhante, quando seu personagem foi obrigado a abrir o jogo sobre um abuso cometido por um antigo professor quando ele ainda era criança.

Mas foi na Broadway que Rapp começou a ganhar notoriedade. O ator viveu Mark Cohen no musical "Rent" e interpretou a canção "Losing My Religion, do R.E.M, para conseguir o papel.

Já no cinema, os personagens marcantes foram em "Jovens, Loucos e Rebeldes" (ao lado dos atores Matthew McConaughey, Jason London, Ben Affleck e Milla Jovovich), "Uma Mente Brilhante" e "Charlie Brown".

Experiente na parte musical, Rapp lançou um álbum em 2000 chamado "Look Around" e ainda integrou a trilha sonora de diversas produções que participou. 

Sexualidade

Em 2012, o jornal "Metro Weekly" definiu Rapp como "um dos primeiros homens assumidamente gays na Broadway". Alguns anos antes, ele deu uma entrevista para a "Oasis Magazine" falando sua orientação sexual.

"Eu não quero entrar em nenhum rótulo, exceto para dizer que sou 'queer' [termo usado para quem rompe com a heteronormatividade]. A coisa mais importante para mim que deve ser revelada é que tive relacionamentos amorosos com homens... mas não digo 'sou gay'. Porque a verdade é que também me apaixonei por mulheres, apesar que eu acredito que sou primariamente homossexual", definiu o ator em 1997.

Seu papel mais recente é como o tenente Paul Stamets em "Star Trek - Discovery", o primeiro personagem assumidamente gay da série ao lado de Hugh Culber, o casal da USS Discovery.

"É a primeira vez que dois seres humanos estão apaixonados sendo do mesmo gênero", Rapp explicou para o "NewNowNext". "Até o fato dele ser latino e eu branco. Nós também somos colegas. [Meu papel em Star Trek] É sobre como balancear minhas responsabilidades como o doutor da nave e como balancear as responsabilidades com a pessoa que eu amo".

Leia também

Entenda o caso

Em entrevista ao site "BuzzFeed News" na última semana, Rapp relatou que Spacey aparentava estar bêbado quando o suposto incidente ocorreu. Ele estava sentado na beira de uma cama, quando o vencedor do Oscar, hoje com 58 anos, entrou no quarto.

"Ele me carregou no colo como um noivo carrega a noiva. Mas eu não me afastei inicialmente, porque estava me perguntando: 'o que está acontecendo?'. Ele, então, se deitou em cima de mim", disse Rapp.

"Ele estava tentando me seduzir. Eu tinha noção de que ele estava querendo investir em mim sexualmente", acrescentou o ator, que disse ter conseguido ir ao banheiro e escapar.

Rapp explicou que se sentiu motivado a revelar a história após o escândalo envolvendo o poderoso produtor de Hollywood Harvey Weinstein, acusado por mais de 50 mulheres de estupro e assédio sexual. Weinstein nega as acusações de sexo não consentido.

"Eu revelei a minha história, apoiado nos ombros das corajosos homens e mulheres que têm decidido falar", disse, no Twitter.

Em nota, Kevin Spacey, que tinha 26 anos quando o suposto incidente ocorreu, disse estar "horrorizado" pelo relato, e afirmou que não se lembra do encontro.

"Mas se eu tiver me comportado da forma como ele descreve, devo a ele as mais sinceras desculpas pelo que teria sido um comportamento etílico inapropriado".

Spacey afirmou ainda que "admira" Rapp. "Eu sinto muito pelos sentimentos que ele diz ter carregado por todos esses anos."