Topo

Ator diz que sotaque do Pantera Negra é uma resposta à supremacia branca

Chadwick Boseman no painel de "Pantera Negra" - Chris Pizzello/Invision/AP
Chadwick Boseman no painel de "Pantera Negra" Imagem: Chris Pizzello/Invision/AP

Do UOL, em São Paulo

08/11/2017 15h18

Chadwick Boseman afirmou que o sotaque do seu herói Pantera Negra é uma resposta à supremacia da raça branca que vem há séculos. 

"Pessoas pensam em como as raças têm afetado o mundo. Não é apenas nos EUA. Colonialismo é o primo da escravidão. Colonialismo na África obrigaria, por ser um governante, que a educação venha da Europa. Eu queria ter certeza absoluta que nós não compactuaríamos com essa ideia, porque seria contra com tudo o que é Wakanda", disse o ator ao "Cnet".

"[Wakanda] Deveria ser a nação mais avançada tecnologicamente do planeta. Já que supostamente não foi conquistada -- o que significaria que o avanço ocorreu sem colonialismo -- então não teria como ele falar com sotaque europeu", acrescentou.

Wakanda, a cidade fictícia governada pelo herói, é o único país que possui o Vibranium, o metal mais resistente do planeta e que possui a capacidade de absorver praticamente tudo. No filme, o vilão Ulysses Klaws vai usar todos os recursos para tentar roubar o poderoso material.

Boseman continuou: "Caso eu fizesse isso [de usar um sotaque europeu], eu seria conveniente com a ideia supremacista branca do que é educação e o que ser da família real é. Porque não é apenas correndo atrás de brigas. Ele é o futuro da nação. E já que ele é comandante do país, ele tem que falar para o seu povo. E não tinha como eu falar com meu povo, que nunca foi conquistado pelos europeus, com um sotaque europeu".

"Pantera Negra" é escrito e dirigido por Ryan Coogler, e chega aos cinemas no dia 15 de fevereiro de 2018.