Topo

Criador de "One Tree Hill" é acusado de assédio por 18 mulheres da série

Hilarie Burton (esq) é uma das atrizes que assina carta aberta contra criador de "One Tree Hill" - Warner/Divulgação
Hilarie Burton (esq) é uma das atrizes que assina carta aberta contra criador de "One Tree Hill" Imagem: Warner/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/11/2017 11h16

O criador de “One Tree Hill”, Mark Schwann, foi acusado de assédio sexual e moral por membros do elenco e da equipe da série, que publicaram uma carta aberta em apoio à roteirista da série, Andrey Wauchope – que, por sua vez, havia acusado o produtor em seu Twitter.

No texto, que também era assinado por estrelas da produção como Sophia Bush e Hilarie Burton, 18 mulheres falaram sobre o comportamento problemático de Schwann.

Veja mais

“Muitas de nós, em diferentes graus, foram manipuladas psicológica e emocionalmente. Mais de uma de nós ainda estão em tratamento por estresse pós-traumático. Muitas foram colocadas em situações desconfortáveis e tiveram que aprender rapidamente a se impor, às vezes fisicamente, porque estava claro para nós que os supervisores não nos protegiam como deveriam. Muitas de nós ouviam coisas que iam de profundamente inquietantes a traumatizantes e completamente ilegais. E algumas de nós foram postas em situações em que nos sentimos fisicamente inseguras.”

Na sua denúncia, Wauchope afirmou que era frequentemente tocada por Schwann sem seu consentimento e que ele chegou a pedir a uma de suas colegas que a convencesse a não se casar e, em vez disso, sair com ele. A roteirista ainda disse ter visto o produtor mostrando publicamente fotos íntimas de uma atriz com a qual ele estava se relacionando.

“One Tree Hill” ficou no ar de 2003 a 2012, e Shwann foi o showrunner da produção até o seu final. Hoje, ele trabalha na série “The Royals”, do canal E!.

Em um comunicado oficial, as empresas por trás da produção de “The Royals” afirmaram estar “monitorando a informação cautelosamente”: “E!, Lionsgate Television e Universal Cable Productions estão comprometidas em fornecer um ambiente de trabalho seguro em que todos são tratados de forma profissional e respeitosa”.