Topo

Ridley Scott explica decisão de tirar Kevin Spacey de filme já pronto

Kevin Spacey no filme "Todo o Dinheiro do Mundo", de Ridley Scott - Reprodução
Kevin Spacey no filme "Todo o Dinheiro do Mundo", de Ridley Scott Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/11/2017 12h01

Acusado de assédio e estupro por vários homens, Kevin Spacey viu sua carreira sofrer vários golpes – mas nenhum tão incomum como sua retirada, completa, do filme “Todo o Dinheiro do Mundo”, que já estava gravado e tem o lançamento previsto para dezembro.

Ridley Scott tomou a ousada decisão de regravar todas as cenas de Spacey com o veterano Christopher Plummer. E ele falou pela primeira vez sobre o feito em entrevista à revista “Entertainment Weekly”, na qual explicou seus motivos.

Veja mais

O cineasta contou que estava finalizando a trilha sonora da produção, em Londres, quando soube da denúncia contra Spacey feita pelo ator Anthony Rapp, que relatou ter sido assediado pelo veterano quando tinha apenas 14 anos.

“Alguém disse ‘advinha?’ E foi aí que começou. Eu sentei, pensei e percebi que não dava. Você não pode tolerar qualquer tipo de comportamento desse. E ele vai afetar o filme. Não podemos deixar as ações de uma pessoa afetar o bom trabalho de todas as outras. É simples assim”, afirmou Scott.

O diretor disse que havia ficado satisfeito com a atuação de Spacey. “Ele é um homem muito talentoso e eu me dei bem com ele. Não fazia ideia”.

Antes de tomar a decisão de refilmar as cenas do longa, Scott passou por um longo processo que envolveu conversar com Christopher Plummer, sua primeira opção para o papel, e outros atores, para verificar a disponibilidade deles. “Você descobre isso discretamente, porque não quer que todo mundo fale. Voei para Nova York para me encontrar com ele, e ele disse sim. Então tínhamos que descobrir se todos os outros estariam disponíveis. Milagrosamente, eles estavam.”

Durante o processo, porém, não houve contato entre Scott. “Eu não liguei. E ele não me ligou. Se ele tivesse ligado e dito ‘é assim que as coisas são e eu sinto muito’, então eu teria lidado com isso de uma forma ligeiramente diferente”, contou Scott, acrescentando que isso não mudaria sua decisão de remover o ator do filme: “Teria respondido ‘sim, obrigado por ligar, mas eu tenho que seguir em frente’.”

Ao ser perguntado se Spacey se comportou bem no set do filme, o diretor respondeu que não sabia: "Você nunca vê essas coisas. Mas você não pode ser conivente de qualquer forma com esse tipo de comportamento."

Entenda o caso

As acusações contra Spacey surgiram no final de outubro, quando o ator Anthony Rapp, de Star Trek: Discovery, afirmou ter sido assediado por Spacey quando tinha 14 anos. Depois, uma série de outros casos foram revelados. 

Spacey disse que não se lembrava dos fatos relatados por Rapp, no mesmo momento que revelou que era homossexual. A saída do armário ao se defender da acusação de assédio também provocou uma onda de críticas em Hollywood.

Logo após o escândalo estourar, a Netflix suspendeu a produção da sexta temporada de "House of Cards", que já estava em andamento. Dias depois, oito funcionários da produção disseram ter sido assediados ou abusados por Spacey, que também é produtor da série. 

O ator já está sendo investigado pela Scotland Yard, a polícia britânica, por uma acusação de estupro.