Topo

Academia do Oscar cria código de conduta após explosão de casos de assédio

Kevin Spacey recebe o prêmio de melhor ator no Oscar 2000 - AFP
Kevin Spacey recebe o prêmio de melhor ator no Oscar 2000 Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

07/12/2017 10h30

A organização que realiza anualmente o Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, criou e repassou a seus membros um código de conduta. A ideia, que já era ventilada desde outubro, vem de encontro à explosão de casos de assédio sexual em Hollywood, incluindo casos como o de Kevin Spacey e Harvey Weinstein.

Um email foi repassado aos membros da Academia, explicando o código, de acordo com o site The Wrap. “Não há espaço na Academia para pessoas que abusam de seus status, poder ou influência, de maneira que violem os padrões reconhecidos de decência. A Academia é categoricamente contra qualquer tipo de abuso ou descriminação baseado em gênero, orientação sexual, etnia, deficiência, idade, religião ou nacionalidade”, diz o comunicado.

O email continua dizendo que quem violar estes padrões poderá receber ações disciplinares, “incluindo suspensão ou expulsão”.

Apesar disso, a Academia ainda não sinalizou em tomar essas medidas para alguns dos acusados, como Kevin Spacey ou Roman Polanski. Weinstein foi expulso.

No corpo do email, falou-se em uma “força-tarefa” para cuidar do assunto. “A força-tarefa finalizará procedimentos sobre as acusações de comportamentos inadequados, garantindo que cheguemos a conclusões de forma justa.”