Topo

Quantos votos um filme precisa ter para ser indicado ao Oscar?

Jimmy Kimmel rói as unhas quando Jordan Horowitz revela que "Moonlight" é o verdadeiro vencedor do Oscar, e não "La La Land" - Chris Pizzello/Invision/AP
Jimmy Kimmel rói as unhas quando Jordan Horowitz revela que "Moonlight" é o verdadeiro vencedor do Oscar, e não "La La Land" Imagem: Chris Pizzello/Invision/AP

Do UOL, em São Paulo

23/01/2018 04h00

Finalmente, os indicados ao Oscar 2018 serão anunciados nesta terça-feira (23), mas você sabe como funciona o sistema de votação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas?
Ao todo, são 7.258 membros que podem escolher seus preferidos na maior premiação do cinema -- e nem todas categorias podem receber votos do grupo inteiro.

O sistema preferencial de contagem de votos, juntamente com opções definidas pelo Conselho dos Governadores, que aprova e propõe alterações a cada cerimônia, indica que você pode obter uma indicação com menos de 100 votos em todas as categorias, exceto melhor filme e os quatro prêmios de atuação.

Segundo identifica o "TheWrap", é necessário pelo menos 363 votos para o melhor filme enquanto para melhor ator, por exemplo, 203 indicações.

Para decidir qual o melhor longa de 2017, todos os mais de 7 mil membros escolhem cinco opções, em ordem de preferência, mas o voto só é computado para o primeiro da lista. Caso tal opção já esteja garantida ou tenha sido eliminada do páreo, então o voto vai para o nome na sequência que ainda está na disputa.

O "TheWrap" calculou que enquanto algumas categorias precisam de um número grande de votos, outras com apenas algumas dezenas garantem seu lugar na premiação. É o caso de melhor figurino, que precisa de apenas 22 votos entre os 117 membros votantes, o menor grupo da cerimônia.

Curiosamente, ninguém sabe quantas pessoas votam em melhor filme estrangeiro, a categoria mais "misteriosa" do evento. Para ser franco, nem mesmo a própria Academia sabe. Grupos de Nova York, Los Angeles e Londres foram convidados para as exibições. Para quem mora fora da capital inglesa, ainda foi possível assistir às produções no próprio site da organização.

Com mais de 1.500 membros internacionais, a Academia pode ter poucas dezenas de participantes aptos a votar ou até centenas, depende de quantos realmente viram os filmes.

A 90ª edição do Oscar acontecerá no dia 04 de março.