Topo

"Logan" quebra marca de 87 anos com indicação para o Oscar

Hugh Jackman interpreta Wolverine no filme "Logan" - Divulgação
Hugh Jackman interpreta Wolverine no filme "Logan" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

23/01/2018 12h55

"Logan", a despedida de Hugh Jackman do papel de Wolverine, quebrou um tabu de 87 anos no Oscar. Pela primeira vez desde 1931 um filme baseado em um personagem de quadrinhos concorre ao prêmio de melhor roteiro adaptado. 

Na lista de indicados revelada nesta terça-feira, "Logan" vai concorrer com "Me Chame pelo Seu Nome", "O Artista do Desastre", "A Grande Jogada" e "Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi".

A outra vez que um filme baseado em um personagem de quadrinhos concorreu ao Oscar de roteiro adaptado foi em 1931, com "Skippy", inspirado em uma famosa tirinha do mesmo nome. Na ocasião, o prêmio ficou com o filme "Cimarron". Nos anos 2000, dois filmes que foram adaptados de graphic novels concorrem ao Oscar de roteiro: "Ghost World - Aprendendo a Viver", em 2001, e "Marcas da Violência", em 2005.

"Logan" também é o segundo filme de super-heróis a concorrer ao Oscar de roteiro. Em 2004, "Os Incríveis" disputou o prêmio de roteiro original.

O roteiro de "Logan" foi escrito por Scott Frank, James Mangold e Michael Green, em cima do personagem criado por Roy Thomas, Len Wein e John Romita Sr..