Topo

Criador de "Vikings" diz que série é "versão crescida" de "Game of Thrones"

No seriado Vikings, Katheryn Winnick vive Lagertha - Divulgação
No seriado Vikings, Katheryn Winnick vive Lagertha Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

25/01/2018 11h10

Criador de “Vikings”, Michael Hirst comentou os acontecimentos dramáticos do midseason finale da 5ª temporada da série, que foi ao ar na última quarta-feira (24), e acabou fazendo uma comparação com outra produção épica: “Game of Thrones”.

Hirst citou a série da HBO enquanto falava sobre as mortes dramáticas do episódio (mais sobre isso abaixo, após o aviso de spoiler).

“Me alertam constantemente sobre falar isso, mas eu acho que ‘Vikings’ é uma versão crescida de ‘Game of Thrones’. Ela realmente lida com a mortalidade, com as grandes questões. Não é entretenimento nesse sentido. Eu espero que seja divertida! Mas ela realmente se aprofunda em coisas que são importantes. Esse é um episódio do qual estou maravilhosamente orgulhoso porque muitas coisas importantes aconteceram, e foi muito honesto”.

ATENÇÃO: A partir deste trecho o texto contém spoilers. Não leia se não quiser saber o que acontece.

Intitulado “Moments of Vision”, o episódio trouxe o grande confronto entre as forças de Ivar (Alex Hogh) e Lagertha (Katheryn Winnick). A última, derrotada, teve de deixar Kattegad ao lado de Bjorn (Alexander Ludwig) e Ubbe (Jordan Patrick Smith) – ainda tendo de lidar com o fato de ter matado Astrid (Josefin Asplund). Halfdan (Jasper Pääkkönen) também se despediu da trama, após ter sido morto por Harald (Peter Franzén).

“Tive muitos amigos gays que morreram no início da epidemia da AIDS, nos anos 1980 e 1990”, lembrou Hirst. “Eles morreram aos 30, basicamente. Essa era a expectativa de vida típica de um viking. Eles não viviam muito. Então a morte de Halfdan, a morte do primeiro filho de Torvi na batalha, Astrid também é muito jovem... Pessoas jovens morrendo é uma parte poderosa desse episódio”.

A intenção do criador da série era, desde o início, mostrar o “dano psicológico” aos personagens. “Um grande objetivo para mim é tentar humanizar os vikings, tentar mostrar que eles eram como você e eu. Eles estão lutando ano sim, ano não, ou o que quer que seja. E isso vai desgastá-los. Com Lagertha, queria mostrar o impacto psicológico que estar continuamente entre a vida e a morte”.

Os fãs de Floki (Gustaf Skarsgard) também levaram um susto durante o episódio, já que o personagem se ofereceu para ser sacrificado. E a trama do personagem vai ficar ainda pior, adiantou Hirst. “Eu nem teria começado essa história se não tivesse uma recompensa. E recompensa é tão extraordinária, tão catastrófica, tão terrível. Queria poder te contar. Parece ruim agora, vai ficar pior”.

No Brasil, "Vikings" é exibida pelo canal pago Fox Premium 2, à 1h das quartas para quintas. As reprises acontecem às quintas, às 22h.