Topo

Indicado a 13 Oscar, filme "A Forma da Água" é acusado de plágio; compare

Cena do longa "A Forma da Água", do cineasta mexicano Guillermo Del Toro - Divulgação
Cena do longa "A Forma da Água", do cineasta mexicano Guillermo Del Toro Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/01/2018 16h47

Cuidado! O texto abaixo pode conter alguns spoilers de "A Forma da Água"

"A Forma da Água" conseguiu 13 indicações ao Oscar e é forte candidato a levar uma boa quantidade de estatuetas na cerimônia deste ano. O filme dirigido por Guillermo del Toro, porém, vem enfrentando acusações de plágio. Diversos usuários apontam que a trama da produção com ares de conto de fada adulto é muito semelhante ao enredo de peça "Let Me Hear You  Whisper", escrita por Paul Zindel no final da década de 1960.

Veja as comparações. A peça de Zindel retrata uma mulher solitária que trabalha em um centro de pesquisas durante a Guerra Fria. Aos poucos, a protagonista cria uma compaixão por um golfinho, que conversa apenas com ela. Quando o animal se recusa a cooperar com os cientistas, a sua "amiga" vai fazer de tudo para salvar o mamífero aquático.

A trama é muito parecida com a história de Elisa Esposito, a mulher que se apaixona por uma criatura aquática e vai lutar por esse amor no filme do cineasta mexicano. Ambos se passam durante a Guerra Fria -- período turbulento em que os Estados Unidos e a União Soviética disputavam a supremacia mundial -- e suas protagonistas dividem as mesmas características, além de encontrarem um amor "impossível".

Nas redes sociais, a produção de Del Toro ganhou o apelido de "A Forma do Plágio". "Ninguém parece falar sobre isso, mas eu assisti à produção televisiva de 'Let Me Hear You Whisper' uma semana antes de ver 'A Forma da Água' e não tem alguém envolvido na história que não conheça a peça. São muitas similaridades. Estou surpresa que nenhum familiar do escritor Paul Zindel esteja processando", lembrou um usuário.

No Twitter, o destaque do Oscar 2018 e a peça serviram como comparação a "Apocalipse Now", filme dirigido por Francis Ford Coppola, que é muito semelhante ao livro "Coração das Trevas", do autor Joseph Conrad.

"A Forma da Água" chega aos cinemas brasileiros no dia 1° de fevereiro.

Família de escritor entra na discussão

O espólio do vencedor do prêmio Pulitzer, Paul Zindel, acusa o filme de usar o trabalho do escritor sem crédito, argumento que o filme foi "claramente derivado" da peça "Let Me Hear You Whisper".

"Estamos chocados que um estúdio importante faça um filme tão semelhante com o trabalho do meu falecido pai sem reconhecer e nos abordar sobre os direitos autorais", declarou David Zindel. 

Um porta-voz da Fox Searchlight, produtora responsável por "A Forma da Água", negou as alegações. "Guillermo  del Toro nunca leu ou viu a peça de Zindel. O sr. Del Toro possui uma carreira de 25 anos, na qual fez 10 filmes, e sempre foi muito aberto sobre suas influências. Caso a família de Zindel possua questões sobre este trabalho original, nós estamos abertos para uma conversa".