Topo

Abusos e manipulação: Rose McGowan detalha o machismo de Hollywood

A atriz Rose McGowan falou sobre abusos e preconceito em um livro novo - Matt Winkelmeyer/Getty Images for TCM
A atriz Rose McGowan falou sobre abusos e preconceito em um livro novo Imagem: Matt Winkelmeyer/Getty Images for TCM

Do UOL, em São Paulo

30/01/2018 15h06

Rose McGowan tem sido uma das atrizes mais abertas sobre suas experiências de abuso e assédio sexual em Hollywood. E ela deu mais detalhes sobre o estupro que sofreu por parte de Harvey Weinstein e outros casos semelhantes em seu novo livro, “Brave”.

Sobre o produtor, que foi acusado por várias atrizes e acabou afastado de sua empresa, McGowan afirmou que ele fez sexo oral nela sem seu consentimento. O incidente ocorreu em um hotel em Park City, Utah, durante o Festival de Sundance de 1997.

Veja mais

A atriz, que no livro se refere a Weinstein apenas como “o Monstro”, disse que foi ao quarto dele acreditando que eles conversariam sobre sua carreira em ascensão. Lá, porém, o produtor a levou para uma jacuzzi e tirou suas roupas, o que a deixou ”como uma estátua”. Ele então a sentou do lado da banheira e fez sexo oral nela enquanto se masturbava.

Depois, McGowan foi aconselhada por pessoas próximas a ver o incidente como algo que ajudaria sua carreira no longo prazo. Um advogado consultado por ela ainda disse que não acreditariam nas acusações se ela optasse por denunciar Weinstein.

A atriz ainda lembrou ter ouvido que o produtor estava ligando para outros conhecidos e dizendo a eles para não trabalharem com ela. “Parecia que todo tarado em Hollywood sabia sobre o meu momento mais vulnerável. E eu que estava sendo punida por isso”, escreveu.

Abuso aos 14

O incidente com Weinstein não foi o primeiro na carreira de McGowan. Ela foi abusada quando tinha apenas 14 anos e estava trabalhando como figurante em um filme. Um homem de 40 anos, contou a atriz, “enfiou a língua” na sua garganta e agarrou seus seios durante as filmagens. Ela havia conseguido o emprego após seu pai exigir que ela pagasse US$ 300 de aluguel.

Manipulação de Robert Rodriguez

McGowan ainda falou no livro sobre seu relacionamento com o diretor Robert Rodriguez, com quem trabalhou no filme “Planeta Terror”. De acordo com a artista, ela revelou ao então namorado o abuso de Weinstein, mas ele usou isso contra ela, fazendo-a gravar uma cena em que sua personagem era atacada por Quentin Tarantino, que fazia uma participação no longa.

“Eu estava em um mundo de ponta cabeça. Estava perdendo o controle sobre a minha sanidade”, escreveu ela. O que só piorou a situação, disse a atriz, foi a decisão de Rodriguez de vender o filme para a Miramax, empresa de Weinstein.

Rose McGowan com o vestido polêmico no VMA de 1998 - Reprodução/Instagram/rosemcgowan - Reprodução/Instagram/rosemcgowan
Rose McGowan com o vestido polêmico no VMA de 1998
Imagem: Reprodução/Instagram/rosemcgowan

O vestido polêmico

A escolha de Rose McGowan para o Video Music Awards de 1998 entrou para a história dos tapetes vermelhos: era um vestido só de tiras, que deixava boa parte de seu corpo à mostra.

Mas, polêmicas à parte, havia um propósito por trás do look. “Usar o ‘vestido pelado’, como eu chamo, era um grande dedo do meio para todo mundo. Era uma reapropriação do meu próprio corpo depois do meu estupro”, escreveu ela.

O resultado não foi o esperado pela atriz. “[O vestido] foi mal interpretado e sexualizado, o que era o oposto do que eu queria fazer”.

Mentira sobre plástica

Segundo McGowan, ela mentiu sobre uma cirurgia plástica nos anos 2000. Quando seu rosto mudou, ela divulgou à imprensa que teve de passar por uma cirurgia reconstrutiva após um acidente de carro.

Essa versão, porém, foi criada por seus assessores. A mudança, na verdade, foi causada por uma cirurgia que deu errado. Durante uma operação para corrigir um problema em seus seios nasais, o cirurgião acidentalmente perfurou a pele sobre os seus olhos – o que fez com que ela tivesse que passar por duas cirurgias reconstrutivas.

“Contei aos meus assessores e eles disseram para falar que foi um acidente de carro”, explicou McGowan. “Não sei por que importava, mas segui o conselho. Então, quando era questionada pela imprensa, essa se tornou a versão oficial”.

Machismo no set de “Charmed”

A série deu grande projeção a Rose McGowan no começo dos anos 2000, mas ela deixou a produção se sentindo “cansada e derrotada”.

Em seus cinco anos de “Charmed”, a atriz trabalhou com apenas uma diretora mulher, que era maltratada pela equipe predominantemente masculina. “Eles riam desrespeitosamente quando ela os dirigia”, relatou.

“Eu não entendia completamente a dinâmica do que estava acontecendo. Minha personagem estava muito ocupada falando com duendes para ter tempo”, completou.