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Audiência do Oscar cai 10% este ano

James Franco e Anne Hathaway, anfitriões do Oscar 2011 (27/02/2011) - Getty Images
James Franco e Anne Hathaway, anfitriões do Oscar 2011 (27/02/2011) Imagem: Getty Images

28/02/2011 17h59

LOS ANGELES - A audiência televisiva da cerimônia do Oscar, neste domingo, foi cerca de 10% inferior à do ano passado, segundo os primeiros dados recebidos na segunda-feira de grandes cidades dos EUA.

Críticos de televisão fizeram comentários negativos sobre a cerimônia, apresentada pela primeira vez pelos atores Anne Hathaway e James Franco, em iniciativa vista como tentativa dos organizadores de atrair espectadores mais jovens.

Mas a cerimônia de 3,5 horas de duração, que deu a "O Discurso do Rei" os Oscars de melhor filme e três outros, se saiu bem entre o público de 18 a 49 anos de idade, o mais cobiçado pelos anunciantes, segundo cifras da Nielsen.

O número total de espectadores nos EUA será divulgado pela Nielsen mais tarde nesta segunda. Mas a transmissão da cerimônia na ABC foi o programa de maior audiência da TV da noite de domingo, atraindo mais que o dobro da audiência de todas as outras redes de TV juntas.

No ano passado o Oscar foi visto por 41,7 milhões de telespectadores nos EUA -- a maior audiência de TV que a cerimônia tinha tido em cinco anos.

(Reportagem de Jill Serjeant)