Topo

"Argo" e "O Lado Bom da Vida" são os vencedores do Critics Choice

Cena de "Argo" e "O Lado Bom da Vida" -  Mario Anzuoni / Reuters
Cena de "Argo" e "O Lado Bom da Vida"
Imagem: Mario Anzuoni / Reuters

11/01/2013 09h05

11 Jan (Reuters) - O drama de Ben Affleck sobre um refém no Irã "Argo", o astro de "Lincoln" Daniel Day-Lewis, e Jessica Chastain, do filme "A Hora Mais Escura", ficaram entre os grandes vencedores dos Critics Choice Movie Awards, na quinta-feira, recebendo prêmios por melhor filme, ator e atriz, com Affleck levando a estatueta de melhor diretor.

O estrelado filme "O Lado Bom da Vida" arrebatou todos os prêmios de comédia, vencendo o de melhor comédia, melhor ator de comédia para Bradley Cooper e melhor atriz de comédia, que foi para Jennifer Lawrence.

O 250 membros da Broadcast Film Critics Association, a maior organização de críticos do filme nos Estados Unidos e Canadá, também deram ao filme o prêmio de melhor elenco, no evento realizado em Santa Monica, na Califórnia.

Affleck, conhecido principalmente como ator e cuja direção do filme "Argo" foi ignorada no anúncio das indicações ao Oscar na quinta-feira, começou o discurso para receber o prêmio com a piada: "Eu gostaria de agradecer à Academia (do Oscar)", antes de falar: "Brincadeira. Este é o que vale."

Day-Lewis ganhou por sua aclamada atuação no papel-título do drama histórico de Steven Spielberg "Lincoln", enquanto Jessica Chastain levou o prêmio pela atuação em "A Hora Mais Escura", sobre a caçada a Osama Bin Laden.

Jennifer levou para casa dois prêmios, ganhando também como melhor atriz em filme de ação por "Jogos Vorazes".

Muitas estrelas que foram indicadas apenas algumas horas antes para o Oscar, o prêmio mais importante de Hollywood, estavam na cerimônia, incluindo o astro de "Os Miseráveis" Hugh Jackman , Robert De Niro e Anne Hathaway, que ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante por "Os Miseráveis".

O prêmio de melhor ator coadjuvante foi para Philip Seymour Hoffman por "O Mestre".

O diretor David O. Russell dedicou a estatueta do prêmio dado a "O Lado Bom da Vida" para o seu filho, dizendo: "Eu fiz isso para lhe dar esperança", acrescentando: "Esse é o meu lado bom."

Os prêmios de melhor roteiro foram vencidos por Quentin Tarantino por seu roteiro original de "Django Livre" e Tony Kushner, que adaptou o roteiro de "Lincoln".

A cantora britânica Adele ganhou por melhor canção com "Skyfall" do filme de James Bond "007 - Operação Skyfall" e Daniel Craig foi eleito o melhor ator em filme de ação pelo personagem do agente britânico. O filme também ganhou melhor filme de ação.

A menina de 9 anos Quvenzhane Wallis, estrela de "Indomável Sonhadora", que se tornou a mais jovem atriz a ser indicada para melhor atriz ao Oscar, foi eleita a melhor jovem atriz.

Os prêmios foram entregues antes do Globo de Ouro, que será no domingo, e uma série de outras premiações que aproximam o caminho para o Oscar, que será realizada em 24 de fevereiro.

(Reportagem de Chris Michaud)