Topo

Cofundador da Apple, Wozniak diz que filme sobre Steve Jobs tem erros

Ashton Kutcher caracterizado como Steve Jobs ao lado de Josh Gad, que interpreta Steve Wozniak na cinebiografia "Jobs" - Divulgação
Ashton Kutcher caracterizado como Steve Jobs ao lado de Josh Gad, que interpreta Steve Wozniak na cinebiografia "Jobs" Imagem: Divulgação

Jill Serjeant

De Los Angeles (EUA)

25/01/2013 19h06

O empresário Steve Wozniak, cofundador da Apple, considera que um novo filme sobre o falecido empreendedor Steve Jobs representa de forma equivocada aspectos das suas personalidades e suas visões sobre os primórdios da empresa.

Wozniak fez essas declarações antes da pré-estreia de "Jobs" no Festival de Cinema de Sundance, que acontece nesta sexta-feira (25). Com Ashton Kutcher no papel do protagonista, esse é o primeiro de dois longas-metragens tratando do legendário presidente da Apple, que morreu em 2011, aos 56 anos.

O filme, a ser lançado no circuito norte-americano em abril, mostra Jobs desde sua adolescência na contracultura até se tornar uma celebridade graças à Apple. Um trailer foi divulgado na quinta-feira pela Internet.

"Totalmente errado... As ideias de computadores afetando a sociedade não vieram de Jobs", disse Wozniak ao blog de tecnologia Gizmodo.com. Ele fundou a Apple com Jobs e Ronald Wayne em 1976, numa garagem da Califórnia.

"A ideia era fazer um PC de 20 dólares e vendê-lo a 40 para ajudar as pessoas do Clube a montarem o computador que eu lançara", contou Wozniak numa série de e-mails. "O discurso ambicioso veio muito mais para frente".

O Clube da Informática Caseira, criado em 1975, reunia entusiastas da computação do Vale do Silício, incluindo Jobs.

"O filme pode ser muito popular, e torço para que seja divertido. Ele pode ser correto, também", ressalvou Wozniak. "Esse é só um trailer. Mas você vê a direção que eles estão dando ao filme, só pelo estilo do diálogo nesse roteiro".

Veja o primeiro trailer do filme, em inglês: