Topo

Daniel Day-Lewis é favorito em pesquisa sobre Oscar de Melhor Ator

Cena do longa "Lincoln", de Steven Spielberg - Divulgação / Fox
Cena do longa "Lincoln", de Steven Spielberg Imagem: Divulgação / Fox

Belinda Goldsmith

06/02/2013 13h10

A expectativa é que Daniel Day-Lewis faça história em Hollywood ao ganhar seu terceiro Oscar de melhor ator, na cerimônia em 24 de fevereiro, mas o público está dividido sobre quem merece o prêmio de melhor ator coadjuvante, mostrou uma pesquisa da Reuters nesta quarta-feira (6).

Veja trailer legendado de "Lincoln"

Day-Lewis, de 55 anos, já pegou quase todos os principais prêmios nesta temporada pelo papel do presidente dos EUA Abraham Lincoln no drama "Lincoln", de Steven Spielberg, que se passa na época da Guerra Civil Americana. E ele é o favorito para o Bafta, principal premiação britânica, em 10 de fevereiro.

Uma pesquisa Ipsos Reuters com 909 norte-americanos mostrou que 21 por cento consideram que Day-Lewis, nascido na Grã-Bretanha, deveria ganhar a estatueta e 26 por cento disseram ser mais provável que ele seja escolhido o melhor ator pelo papel de Lincoln.

Ele disputará o prêmio com Hugh Jackman, que ficou em segundo lugar na pesquisa da Reuters, por sua participação em "Os Miseráveis", Bradley Cooper, pelo peculiar romance "O Lado Bom da Vida", Joaquin Phoenix, pelo drama cult "O Mestre", e Denzel Washington como um piloto alcoólatra em "O Voo".

Se Day-Lewis ganhar, vai ser o primeiro homem a levar para casa a estátua de melhor ator por três vezes. Ele conquistou o prêmio em 1990, pelo papel de artista irlandês deficiente Christy Brown, em "Meu Pé Esquerdo", e em 2008 por seu papel como prospector de petróleo Daniel Plainview em "Sangue Negro".

Mas Day-Lewis, que escolhe seus papéis com cuidado e só apareceu em dez filmes nos últimos 20 anos, não está dando a vitória como certa. Spielberg fez três tentativas de persuadi-lo a aceitar o papel principal em "Lincoln".

"Os membros da Academia adoram surpresas, por isso, a pior coisa que pode acontecer é criar uma expectativa", disse o ator a jornalistas depois de ganhar o prêmio do sindicato dos atores, em Los Angeles, na semana passada.

Nas casas de apostas, porém, não se espera nenhuma surpresa, já que Day-Lewis é o favorito para ganhar o prêmio de melhor ator.

Mas o público está menos certo quanto ao prêmio de melhor ator coadjuvante. A escolha dos vencedores do Oscar é feita pelos 6 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Os cinco indicados são Alan Arkin, no papel de um refém no drama "Argo", Robert De Niro, como um pai em "O Lado Bom da Vida", Philip Seymour Hoffman, em "O Mestre", Tommy Lee Jones, em "Lincoln", e Christoph Waltz em " Django Livre".