Topo

Soderbergh retrata mundo dos remédios prescritos em "Side Effects"

Cena do filme "Side Effects", estrelado por Channing Tatum, Jude Law e Catherine Zeta-Jones - Divulgação
Cena do filme "Side Effects", estrelado por Channing Tatum, Jude Law e Catherine Zeta-Jones Imagem: Divulgação

Zorianna Kit

06/02/2013 15h19

O cineasta premiado com o Oscar Steven Soderbergh mergulha no mundo dos remédios controlados em seu novo filme, "Side Effects" (Efeitos Colaterais), um thriller psicológico que estreia na sexta-feira (8) nos Estados Unidos.

Rooney Mara e Channing Tatum interpretam um casal cujas vidas se desfazem quando ela começa a tomar uma nova medicação ansiolítica receitada por seu psiquiatra, interpretado por Jude Law.

Soderbergh, de 50 anos, falou com a agência Reuters sobre suas próprias experiências com drogas controladas, sobre filmar em Nova York e sobre o que pretende fazer com o seu hiato do cinema.

Reuters: "Side Effects" mostra os personagens tomando remédios ou receitando-os. Você já precisou tomar medicação para seu humor?
Steven Soderbergh
: Felizmente, meu equilíbrio é consistente, nunca estive em uma posição de querer ou precisar de algo para estabilizar meu humor. O betabloqueador Inderal, que eles chamam de "droga da fala", é milagroso. Eu uso isso. Um amigo meu me recomendou porque eu disse que realmente detestava ficar na frente das pessoas. Ele falou: "você tem que tentar o Inderal. Mantém você calmo e evita que você fique ansioso." Essa é minha única experiência com pílulas.

Nenhum analgésico que levou tanta gente para a reabilitação?
Tive pedras no rim uma vez, o que não foi divertido. Eles lhe dão (o analgésico) Oxycontin e eu pensei: "Ah, cara, esse é o tal!". As pessoas viram suas vidas de cabeça para baixo para obter essa coisa. Mas não fez nada para mim.

Você filmou "Side Effects" em Nova York, onde mora. Quais foram os desafios de filmar ali?
Eu fiquei realmente fascinado em como os paparazzi apareciam quando estávamos filmando nas ruas. A falta de vontade de parte da cidade de lhe dar certos parâmetros físicos onde trabalhar, que permite certa privacidade para fazer o seu trabalho, foi chocante. Houve momentos em que eu literalmente esbarrava neles enquanto tentava trabalhar.

Você está oficialmente fazendo uma pausa dos filmes. Como vai se manter ocupado?
Ainda estou trabalhando em coisas, só não em filmes. Tenho um website, que vai ser lançado em algum momento entre março e abril, no qual itens pessoais e de filmes estarão acessíveis para se comprar ou obter.

Como o quê?
Tenho armários cheios de recordações, roteiros com minhas anotações, crachás de festivais de cinema. Posso leiloá-los e dar o dinheiro para a caridade. Também terei minha fotografia e uma linha inteira de camisetas relacionadas a filmes.