Topo

Denzel Washington interpreta com maestria piloto viciado em "O Voo"

Cena de "O Voo",filme de Robert Zemeckis estrelado por Denzel Washington - Divulgação / Paramount
Cena de "O Voo",filme de Robert Zemeckis estrelado por Denzel Washington Imagem: Divulgação / Paramount

Neusa Barbosa

Do Cineweb*

07/02/2013 12h03Atualizada em 08/02/2013 07h57

Indicado ao Oscar pela sexta vez como protagonista do drama "O Voo", o veterano Denzel Washington é a maior e melhor razão para assistir ao novo trabalho do diretor Robert Zemeckis, voltando aos filmes de ação depois de um hiato de 12 anos, em que se dedicou a animações como "Os Fantasmas de Scrooge" (2009).

Justiça seja feita, além da arrepiante interpretação de Washington na pele de um piloto de avião competente mas dependente de álcool e drogas, Zemeckis cria uma das mais assustadoras sequências aéreas já vistas na tela.

Zemeckis mostra o avião pilotado por Whip (Denzel Washington) sob forte turbulência, entrando em descida vertical vertiginosa e sendo dominado pelo piloto com manobras arriscadas como voar durante algum tempo de cabeça para baixo, para o pânico de todos a bordo.

A ousadia do piloto, que permitiu a retomada do controle da aeronave com problemas mecânicos, permitiu-lhe aterrisar num campo, com o mínimo de perdas humanas -- apenas seis dos 102 passageiros morreram. No entanto, a investigação sobre o acidente aponta para álcool e drogas na corrente sanguínea do piloto, transformando-o de herói em crápula e tornando-o passível de uma longa pena na prisão.

Em boa parte do roteiro de John Gatins (indicado ao Oscar de roteiro original), a história se desenvolve de maneira mais criativa do que a média dos dramas do gênero. O retrato do protagonista, especialmente, evita condescendência. Whip é dependente químico, o que destruiu seu casamento e o relacionamento com o filho. Whip agora corre o risco de perder a última coisa que realmente lhe interessa: a profissão.

Uma trama secundária, que coloca o piloto ao lado de uma sobrevivente de overdose de heroína, Nicole (Kelly Reilly), serve para firmar um perfil realista do protagonista, que resiste a ser salvo com um metódico masoquismo. Para sustentar o vício, Whip recorre a um amigo para abastecê-lo, um fornecedor de substâncias proibidas chamado Harling (John Goodman).

É pena que, na sequência final, se desperdice toda a inteligência e ironia acumuladas até então com um fecho pesadamente moralista -- que não chega a colocar tudo a perder, mas abala o conjunto do filme.

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

TRAILER LEGENDADO DE "O VOO", COM DENZEL WASHINGTON