Topo

Drama de artes marciais dá início à edição 2013 do Festival de Berlim

Cena de "The Grandmaster", de Wong Kar Wai, que está sendo exibido no Festival de Berlim - Divulgação
Cena de "The Grandmaster", de Wong Kar Wai, que está sendo exibido no Festival de Berlim Imagem: Divulgação

Mike Collett-White

De Berlim

07/02/2013 14h25

O Festival de Cinema de Berlim 2013 começa nesta quinta-feira (07) com a estreia de "The Grandmaster", o drama de artes marciais do diretor Wong Kar Wai, de Hong Kong, ambientado na China na era da invasão japonesa, nos anos 30.

Estrelado por Tony Leung Chiu Wai como o mestre do kung fu Ip Man, e Zhang Ziyi como seu adversário e amigo Gong Er, o filme, fortemente estilizado, é uma história de honra, princípios, traição e amor proibido em uma época tumultuada.

Wong, também presidente do júri na exibição de cinema deste ano, disse que estava determinado em ir além da superfície das artes marciais de uma maneira que a maioria dos filmes no gênero não costumava fazer.

"Espero que esse filme possa levar para a plateia uma nova perspectiva sobre artes marciais, kung fu e também sobre os chineses", disse a repórteres depois de uma cabine para a imprensa, usando seus óculos escuros que são sua marca registrada e falando em inglês.

A ideia para "The Grandmaster" foi anunciada há mais de uma década e levou quatro anos para ser realizada pelo cineasta, e envolveu treinamento rigoroso para Leung e Zhang, que modificou profundamente ambos os atores.

O personagem de Leung baseia-se em um mestre real do mesmo nome, que desenvolveu a escola de artes marciais Wing Chun, que contou com Bruce Lee entre seus alunos. O de Gong Er assume gradualmente um papel central, e seu desejo reprimido por Ip Man traz à tona o domínio de Wong da melancolia.

"The Grandmaster" marca o início oficial de 11 dias de exibições, fotografias, entrevistas e festas em Berlim, onde centenas de filmes serão exibidos, criticados e comercializados. Na competição principal dos 19 filmes candidatos a prêmios estão filmes como “Promised Land", de Gus Van Sant e "Side Effects" de Steven Soderbergh.