Topo

Nachtergaele age na caatinga crua em "Na Quadrada das Águas Perdidas"

Alysson Oliveira

Do Cineweb*

01/08/2013 11h45

Em meio à paisagem árida da caatinga nordestina, o sitiante Olegário (Matheus Nachtergaele) sai em busca de trocar os únicos animais que possui, duas cabrinhas, por alimentos na cidade. Único humano em cena, o protagonista torna-se um modesto herói, já que em sua trajetória representa um homem de seu tempo lidando com desafios. O longa vai estrear em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília nesta sexta-feira (2).

No filme dirigido e roteirizado por Wagner Miranda e Marcos Carvalho, a coragem reside no retrato cru, mas não desprovido de certa ternura, dessa figura em uma jornada solitária, espreitada por um urubu à espera de que ele, suas cabras e o burrinho que o leva, sucumbam. Outros perigos espreitam: cobras, uma onça e até a falta d'água.

TRAILER DE "NA QUADRADAS DAS ÁGUAS PERDIDAS"

Ao longo do caminho, o protagonista perde elementos que o compõem e se transforma. Conseguir ou não trocar os bichos pela comida, no final, seria apenas um detalhe, se disto não dependesse sua sobrevivência.

O clima documental ganha força pela atuação despojada de Nachtergaele. Ao mesmo tempo, a excelente trilha sonora, assinada por Elomar, Geraldo Azevedo e grupo Matingueiros, é fundamental na construção do clima do longa, que parece mimetizar a secura da região que retrata.

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb