Topo

Sonho americano impulsiona fortões em "Sem Dor, Sem Ganho"

Alysson Oliveira

Do Cineweb*

22/08/2013 15h12

O diretor Michael Bay nunca foi de fazer um cinema contido. Sua especialidade nos últimos anos é detonar, sejam asteroides ("Armageddon") ou cidades (qualquer um dos "Transformers"). Por isso, é uma surpresa que "Sem Dor, Sem Ganho" seja quase um filme intimista, se comparado ao restante da filmografia do cineasta. O longa estreia em diversas salas do Brasil nesta sexta-feira (23).

"Sem Dor, Sem Ganho" inspira-se numa série de artigos, publicados em meados dos anos 1990, no jornal "Miami New Times", assinados por Pete Collins. É uma história basicamente estúpida, sobre gente não muito esperta se envolvendo num plano rocambolesco que, desde o início, não demonstrava muita chance de dar certo. O filme começa com Daniel Lugo (Mark Wahlberg) sendo interceptado pela polícia. O que se segue é um longo flashback de como tudo aconteceu.

TRAILER LEGENDADO DE "SEM DOR, SEM GANHO"

Fisiculturista e personal trainer, recém-saído da prisão por estelionato, Lugo envolve-se num sequestro com seu colega de trabalho Adrian (Anthony Mackie) e Paul Doyle (Dwayne Johnson), fortão e ex-presidiário metido a religioso. A vítima é Victor Kershaw (Tony Shalhoub), ricaço dono de restaurantes. O plano é, ao invés de pedir um resgate, torturar o sequestrado até ele transferir todo seu dinheiro e bens para o trio.

O plano funciona até certo ponto, tornando os três ricos depois que assumem os negócios de sua vítima. Lugo torna-se sócio da academia onde trabalha, Adrian casa-se com uma enfermeira (Rebel Wilson) e Doyle parece abandonar sua devoção a Jesus para entregar-se às drogas e a uma relação com uma stripper romena chamada Sorina (Bar Paly), que acredita que os três são agentes da CIA.

Sem dinheiro, e desacreditado pela polícia por ser de origem colombiana, Kershaw conta apenas com um detetive particular que, estranhamente, acredita em sua história. Trata-se de Ed Dubois (Ed Harris), que começa a sua investigação matriculando-se na academia de Lugo.

VEJA TRECHO DE "SEM DOR, SEM GANHO"

"Sem Dor, Sem Ganho" é, no fundo, mais uma história sobre o sonho americano, sobre um desvio da crença de que se pode conseguir tudo na vida pela força de vontade. E também de um entendimento bizarro de Lugo após assistir a uma palestra de um guru da auto-ajuda (Ken Jeong), cujo lema é: se você merece, o universo vai servir aos seus propósitos.

O que Bay extrai dessa história transita entre a comédia e o trágico -- ambos por culpa da completa imbecilidade do trio que, sem qualquer traço de inteligência, é capaz de realizar grandes trapalhadas, todas com consequências desastrosas. A certa altura, é possível pensar que o universo, de fato, conspira a favor dos golpes de Lugo e sua turma, mas o diretor recusa-se a fazer julgamentos, morais ou de qualquer outra natureza. Bay opta por deixar o que há de mais humano transparecer em seus personagens e traçar um perfil um tanto realista deles.

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb