Topo

Após filme com Selena Gomez, Ethan Hawke diz que "é mais difícil ser jovem"

Ethan e Selena na pré-estreia do filme na Califórnia - Kevin Winter/Getty Images/AFP
Ethan e Selena na pré-estreia do filme na Califórnia Imagem: Kevin Winter/Getty Images/AFP

Piya Sinha-Roy

Los Angeles

28/08/2013 12h20

Após se afastar brevemente do cinema para cuidar da família e fazer teatro, Ethan Hawke volta às telas como um piloto preso a um carro e correndo contra o tempo, no thriller de ação "Getaway".

O filme, que estreia sexta-feira (30) nos Estados Unidos, tem no elenco também Selena Gomez, no papel de uma adolescente especialista em tecnologia.

Hawke, de 42 anos, participou de sucessos recentes do cinema, como "A Entidade" (2012) e "Uma Noite de Crime". Ele também se juntou ao cineasta Richard Linklater e à atriz francesa Julie Delpy para "Antes da Meia-Noite", que saiu em maio, terceira parte da história de um casal que se conheceu no drama "Antes do Amanhecer" (1995).

O ator falou à Reuters sobre o trabalho com Gomez, sobre Shakespeare e a busca de bons papéis para um ator quarentão.

  • Ethan Hawke contracena com Selena Gomez em "Getaway"

"Getaway" explora um ambiente mais intimista, ao colocá-lo preso num carro. Isso o pressionou a transmitir mais emoção?
O divertido nesse filme é que em qualquer tomada havia 12 câmeras montadas nesse carro para conseguir todos aqueles ângulos malucos, e isso é algo que eu nunca tinha feito (...). É um equilíbrio difícil dentro de qualquer filme de ação, tentar trazer qualquer autenticidade de emoção e comportamento humano nessas circunstâncias extravagantes.

Qual é a diferença da Hollywood atual em comparação a quando você tinha a idade de Selena, vinte e poucos anos?
É uma paisagem muito difícil na qual ela está tentando navegar atualmente. Acho que é muito mais difícil hoje ser jovem e crescer. O burburinho constante, a pressa, o ruído e a estática da internet, e a forma como ela faz os jovens se sentirem torna difícil crescer e se desenvolver como seria de desejar. Sou muito grato pelo fato de que, quando eu passei por isso, no começo dos anos 1990, era muito mais fácil, mas, dito isso, as questões básicas sempre foram perigosas.

Fico curioso de ver, ela está num momento realmente interessante da vida. Vai continuar tocando música, vai se desenvolver como atriz, continuará fazendo ambos? É tão difícil para cada jovem tentar perceber o adulto que se quer ser.

 Você está em sua quarta década como ator. Ainda tem papéis que sonha interpretar?
Ah, sim, vou fazer um agora. Estou prestes a iniciar os ensaios de “Macbeth”, no Lincoln Center (Nova York). É algo que sempre quis fazer a vida toda, fazer um dos grandes Shakespeares numa produção realmente séria.

Você interpretou Hamlet em 2000. Geralmente, as pessoas dizem que a carreira de um ator é marcada por interpretar os grandes heróis trágicos de Shakespeare, Hamlet, Macbeth e rei Lear.
Então devo estar com 40 agora! Estou a caminho do Lear!

TRAILER DE "GETAWAY", COM SELENA GOMEZ E ETHAN HAWKE