Topo

Roteirista de "12 Anos de Escravidão" exibe filme sobre Hendrix em festival

Andre Benjamin, do Outkast, como Jimi Hendrix na cinebiografia "Jimi: All Is by My Side" - Divulgação
Andre Benjamin, do Outkast, como Jimi Hendrix na cinebiografia "Jimi: All Is by My Side" Imagem: Divulgação

Jon Herskovitz

De Austin (EUA)

13/03/2014 20h33Atualizada em 13/03/2014 21h21

Quase na mesma época em que se iniciava no Estado norte-americano da Louisiana a filmagem de "12 Anos de Escravidão", o homem que iria ganhar um Oscar por escrever seu roteiro estava em Dublin para começar a rodar um filme sobre o ano que mudou a vida do guitarrista ícone do rock Jimi Hendrix.

"Jimi: All Is by My Side", do escritor e diretor John Ridley, foi exibido nesta semana no festival de cinema South by Southwest, em Austin, Estado do Texas. O pequeno filme atraiu muito mais atenção graças ao prêmio da Academia a Ridley.

"Agora existe esse acréscimo, e as pessoas vão vê-lo através desse prisma do Oscar", afirmou Ridley, que ganhou o prêmio de melhor roteiro adaptado por "12 Anos de Escravidão", em uma entrevista esta semana.

O filme, que tem Andre Benjamin, da dupla de cantores de hip hop Outkast, no papel de Hendrix, olha para um ano na vida da lenda do rock quando ele ainda era um desconhecido guitarrista de apoio que vivia em Nova York, se muda para Londres e se torna uma estrela em ascensão.

O filme estreia nos Estados Unidos em junho.

Ridley, que escreveu e dirigiu o filme sobre Hendrix, disse que há paralelos entre o guitarrista e Solomon Northup, o homem cuja história foi a base para "12 Anos de escravidão": os dois estavam lutando por formas de se expressar.

Northup estava lutando para manter sua alma viva enquanto estava preso como um escravo. Hendrix teve que fundir rock, blues, jazz e rhythm and blues em um estilo musical para chamar de seu.