Topo

Competição no Festival de Veneza terá filmes com Michael Keaton e Al Pacino

24.jul.2014 - O presidente da  Bienal de Veneza, Paolo Baratta (esq.), cumprimenta o presidente do festival, Alberto Barbera em coletiva de imprensa, em Roma - Alessandra Tarantino/AP Photo
24.jul.2014 - O presidente da Bienal de Veneza, Paolo Baratta (esq.), cumprimenta o presidente do festival, Alberto Barbera em coletiva de imprensa, em Roma Imagem: Alessandra Tarantino/AP Photo

Isla Binnie

Da Reuters, em Roma

24/07/2014 19h11

O diretor mexicano Alejandro Iñárritu irá abrir o Festival de Cinema de Veneza deste ano com "Birdman", comédia de humor negro que encabeça uma seleção de 55 filmes tendo a guerra e a recessão como temática dominante, afirmou o diretor do evento, Alberto Barbera, nesta quinta-feira.

Assim como "Birdman", estrelado por Michael Keaton no papel de um herói decadente, 19 outros filmes estão na competição principal, como "Manglehorn", estrelando Al Pacino, "Good Kill", com Ethan Hawke como um piloto militar de drone (avião não-tripulado) desencantado, e "The Cut", de Fatih Akin, com Tahar Rahim, estrela de "O Profeta", suspense de 2009 de Jacques Audiard.

O vencedor do Oscar Barry Levinson também dirige Pacino em "The Humbling", que não compete para o prêmio principal.

A cinebiografia "Pasolini", de Abel Ferrara, na qual Willem Dafoe interpreta o escritor e diretor italiano assassinado em 1975, e "Tales", do diretor iraniano Rakhshan Bani-Etemad, também concorrem ao cobiçado Leão de Ouro.

"Há muitos filmes que fazem referência à guerra. É triste, mas estamos vivendo um momento no qual o espectro da guerra mais uma vez cresce dramaticamente", afirmou Barbera aos repórteres quando a lista de produções foi revelada em Roma.

O festival de cinema mais antigo do mundo vai de 27 de agosto a 6 de setembro, e o presidente do júri, Alexandre Desplat, lidera um grupo que inclui o ator britânico Tim Roth, o diretor palestino Elia Suleiman e o ator italiano Carlo Verdone.