Topo

Diretor aposta em atuações inesperadas em "Foxcatcher", cotado para o Oscar

Steve Carell em cena de "Foxcatcher", de Bennett Miller - Divulgação
Steve Carell em cena de "Foxcatcher", de Bennett Miller Imagem: Divulgação

Mary Milliken

De Los Angeles (EUA)

12/11/2014 12h20

Durante oito anos, o diretor Bennett Miller trabalhou exaustivamente em "Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo", pesquisando as vidas de um herdeiro da empresa Du Pont e dos irmãos praticantes de luta livre que patrocinou, para ter certeza de que seus atores pudessem passar por esportistas veteranos.

Apesar de analisar todos os detalhes para contar a história real de um conhecido assassinato cometido em 1996, Miller foi para o set de filmagem com uma dúvida.

"Entramos nesse lance com uma ideia muito específica do que estamos buscando, mas nunca se sabe como isso vai se manifestar até acontecer", declarou Miller à Reuters antes da estreia do filme nos cinemas dos Estados Unidos, na sexta-feira (14).

Foxcatcher - Divulgação - Divulgação
Channing Tatum e Mark Ruffalo em "Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo"
Imagem: Divulgação

"Parte da realização de um filme como este é a criação de um clima no qual coisas inesperadas podem acontecer durante as atuações do dia."

Essa abordagem de risco já valeu a pena para o cineasta norte-americano de 47 anos, que fez "Capote" e "O Homem que Mudou o Jogo", sobretudo no Festival de Cannes em maio, no qual conquistou o prêmio de melhor diretor. Desde então, especulações sobre o Oscar acompanham o filme da Sony Pictures Classics.

"Foxcatcher" é estrelado por um Steve Carell irreconhecível no papel de John du Pont, o descendente solitário e patriótico de uma das famílias mais ricas dos EUA que atraiu Mark Schultz, lutador de luta livre e dono de uma medalha de ouro olímpico, para sua fazenda Foxcatcher para formar uma equipe com aspirações olímípicas.

O melancólico Mark, interpretado por Channing Tatum, está ansioso para sair da sombra de seu irmão mais velho, Dave Schultz, que também conquistou uma medalha de ouro, é um treinador adorado e uma das maiores estrelas do esporte. Este é vivido por Mark Ruffalo, com quem Tatum treinou para ser convincente como lutador.

O John du Pont encarnado por Carell é sinistro e difícil de entender, mas Mark floresce com seu apoio, que vai de uma academia de última geração a jatos particulares, antes de o relacionamento implodir e sua carreira desmoronar. Dave chega para socorrer o caçula e aparar as arestas com Du Pont, mas é morto por ele em um ataque de fúria.

Conhecido por comédias como "O Virgem de 40 anos" e "O Âncora", Carell ficou surpreso por Miller querer escalá-lo para um papel tão sombrio e por deixar tanto espaço para o acaso, apesar de ser um diretor meticuloso.

"Podíamos passar a cena e mudá-la completamente, reescrevê-la, podíamos improvisar", disse Carell.

Para Tatum, a abordagem solta de Miller rendeu momentos desafiadores, mas no final das contas gratificantes. "Bennett fez uma coisa linda, e o filme realmente é uma coisa dele", afirmou Tatum.

"Foxcatcher" conta história dramática de herdeiro da família Du Pont