Deborah Secco interpreta portadora de HIV no drama "Boa Sorte"
É provável que muita gente se impressione com a drástica mudança física da atriz Deborah Secco, que interpreta uma portadora de HIV autodestrutiva em "Boa Sorte", filme que estreia nesta quinta (27).
Realmente, não é pouca a diferença física da atriz nesse filme, 11 quilos mais magra, com um semblante mais sofrido. Mas se concentrar nesse aspecto poderia levar a deixar passar despercebido o que é mais revelador na sua interpretação: a profundidade de sentimento que ela traz à sua personagem, Judite.
Conhecemos a moça pelos olhos de João (João Pedro Zappa), garoto viciado na peculiar combinação entre o refrigerante Fanta e o calmante Frontal, que, segundo ele acredita fantasiosamente, o tornaria invisível.
Essa "invisibilidade" pode ser lida como uma autodefesa radical, e também uma alegoria para o processo de amadurecimento no mundo contemporâneo e a necessidade de ajustamentos à sociedade. Nesse sentido, a clínica, onde o rapaz e Judite estão internados, funciona como uma ilha de utopia em meio à barbárie do esmagamento da individualidade no mundo exterior.
Baseado no conto "Frontal com Fanta", do cineasta gaúcho Jorge Furtado, roteirizado por ele e seu filho Pedro Furtado, o longa é dirigido por Carolina Jabor (estreando em ficção; no seu currículo, o documentário "O Mistério do Samba"). "Boa Sorte" transita entre o delicado retrato de duas almas desesperadas, cujo encontro pode ser a salvação, e o didatismo.
O que dá forma à narrativa é a relação entre os dois e aqueles que os cercam, como a médica interpretada por Cássia Kis Magro, a mãe do rapaz, Gisele Fróes, e a avó de Judite, Fernanda Montenegro.
Para que o filme funcione, é fundamental uma simbiose entre Deborah e seu colega de cena, Zappa. É preciso acreditar na paixão arriscada e, ao mesmo tempo, idealizada que o garoto nutre por Judite: ela é a salvação dele, quando deveria ser o contrário.
A diretora Carolina, na maior parte do tempo, deixa os personagens livres para que sua relação conduza o filme, o que e resulta em boas cenas, como quando "os loucos tomam conta de vez do manicômio". É um momento em que o filme parece levantar voo, algo que não se repete muitas vezes.
Alguns excessos de explicações, especialmente sobre o destino dos personagens, enfraquece aquilo que fala por si mesmo. As figuras aqui são fortes o bastante para carregarem a história, afinal, "Boa Sorte" nada mais é que um estudo de personagens, a narrativa de seu amadurecimento. Então para que tanta interferência? Seria melhor deixar que eles vivessem mais e se justificassem menos.
Quando teve sua primeira exibição no país no Festival de Paulínia, em julho passado, muito se comparou "Boa Sorte" a "A Culpa é das Estrelas", mais pela paixão entre duas pessoas com problemas emocionais e de saúde e do que qualquer coisa.
Mas o filme de Carolina é mais maduro, mais interessante, menos preocupado em querer "ser fofo", ponto para o longa brasileiro. Se fosse para comparar mesmo, poderia se dizer que "Boa Sorte" seria uma espécie de "Estranho no Ninho" dirigido por Sofia Coppola, com seus matizes delicados e olhar aguçado para as personagens femininas.
* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.