Topo

"Frozen" esquenta bilheteria dos cinemas japoneses em 2014

Chris Gallagher

De Tóquio (Japão)

27/01/2015 14h43

Os cinemas do Japão tiveram uma alta considerável na venda de ingressos em 2014, com a animação "Frozen" compensando outros filmes de Hollywood que tiveram desempenho abaixo do esperado, de acordo com dados da indústria apresentados nesta terça-feira (27).

As bilheterias arrecadaram 6,6% a mais no ano passado, totalizando 207 bilhões de ienes (1,75 bilhão de dólares), o valor mais alto desde 2010, quando os cinemas conseguiram 220 bilhões de ienes, informou a Associação de Produtores Cinematográficos do Japão.

"Frozen", da Disney, que é conhecido no Japão como "Anna e a Rainha da Neve", arrecadou sozinho 25,5 bilhões de ienes (216 milhões de dólares, se tornando o terceiro filme de maior bilheteria na história do Japão e representando mais de 10% do total arrecadado nos cinemas do país em 2014.

Ainda assim, filmes estrangeiros foram responsáveis por apenas 42% da receita do ano passado, ficando atrás das produções locais pelo sétimo ano consecutivo e bem abaixo do pico de 73% em 2002.

Os filmes de Hollywood, que no passado eram dominantes no mercado japonês, têm feito pouco sucesso no Japão, uma vez que muitas histórias são sobre super-heróis e outras franquias pouco conhecidas no país.

Completando os três filmes estrangeiros de maior arrecadação no ano passado estão "Malévola", com Angelina Jolie, que obteve 55 milhões de dólares, e "Gravidade", de Sandra Bullock, com 27 milhões de dólares.