Topo

Ator inglês Alan Rickman, de "Harry Potter", volta à direção após 20 anos

Rickman também vive o rei Luis 14 em "Um Pouco de Caos", estrelado por Kate Winslet - Jemal Countess/Getty Images
Rickman também vive o rei Luis 14 em "Um Pouco de Caos", estrelado por Kate Winslet Imagem: Jemal Countess/Getty Images

Rollo Ross

De Londres

15/04/2015 16h21

O ator britânico Alan Rickman está de volta à cadeira de diretor após quase 20 anos, com o filme de época "Um Pouco de Caos", estrelado por Kate Winslet no papel de uma paisagista contratada para trabalhar nos jardins do Palácio de Versalhes, na França. O longa será lançado nesta sexta-feira (17) na Grã-Bretanha e no final de junho nos Estados Unidos.

Este é o segundo filme de Rickman como diretor, depois de "Momento de Afeto", de 1997.

Alan Rickman interpretou Severo Snape na saga "Harry Potter" - Divulgação - Divulgação
Alan Rickman interpretou Severo Snape na saga "Harry Potter"
Imagem: Divulgação
O ator e cineasta de 69 anos ganhou projeção mundial na pele do professor e bruxo mestiço Severo Snape, da franquia "Harry Potter". Na nova produção, que mistura ficção com toques históricos e se passa em 1682, Rickman interpreta o rei francês Luis 14.

Reuters: Aparentemente, você levou 10 anos para fazer o filme. Por que foi tão difícil?

Alan Rickman: Bem, não foi tão difícil, é que eu não estava disponível, e as pessoas que o escreveram e depois quiseram levá-lo adiante estavam dispostas a esperar até eu estar livre para dirigir o filme. Não tive um ano e meio à minha disposição até recentemente.

Qual é a vantagem de um período de gestação tão longo?

Não tenho certeza de que é uma vantagem. Bem, há um lado bom no sentido de lembrar você de que ele é atemporal. Isso nos permitiu adequá-lo ao que sempre soubemos que seria um orçamento absurdamente pequeno.

O que o atraiu para a cadeira de diretor a princípio?

É simplesmente uma reação específica a uma obra que oferecem a você. Com esta, é muita coisa para fazer, somado ao fato de que tenho formação em artes, tive um grupo de designers e dirigi muito no teatro nos intervalos. As imagens vão surgindo, e você quer ser a pessoa que torna essas imagens reais.

Você disse que foi uma experiência difícil dirigir a si mesmo.

Você não consegue se concentrar no momento com um colega ator e observar o que está fazendo, então acho que há um certo cuidado em relação a Luis 14 e um isolamento na incorporação daquele homem que ajudaram.

Como foi Kate Winslet no set de filmagem?

Ela não se queixa de nada, por mais horríveis que sejam as condições nas quais terá que trabalhar. Neste filme, ela é encharcada, atirada em uma correnteza à 1h da manhã. Tenho uma foto dela em que ela está mergulhada na água até aqui (aponta para o peito), com toalhas enroladas na cabeça, segurando uma garrafa de água quente, mas está tranquila e sorrindo.