Topo

Premiado "Casa Grande" aborda relações sociais no Brasil

Alysson Oliveira

Do Cineweb, em São Paulo

15/04/2015 17h14

"Casa Grande" é um filme sobre relações de classe no Brasil contemporâneo. Dirigido por Fellipe Barbosa a partir de um roteiro assinado por ele e a montadora Karen Sztajnberg, o longa investiga a derrocada de uma família de classe média alta carioca a partir do ponto de vista de um de seus membros, o jovem Jean (o ótimo estreante Thales Cavalcanti), alienado da precária situação financeira de seu pai, Hugo (um surpreendente Marcello Novaes).

A primeira imagem mostra a casa do título em todo seu esplendor, ao som de música clássica. Hugo e sua mulher, Sonia (Suzana Pires), têm uma vida perfeita, com seu casal de filhos, uma empregada (Clarissa Pinheiro) e um motorista (Gentil Cordeiro), que é o primeiro a ser demitido quando a falta de dinheiro altera a dinâmica da família.

"Casa Grande" é um filme sobre descoberta e tomada de consciência. Acreditando na mentira dos pais de que Severino está de férias, Jean passa a tomar ônibus para ir à escola. Isso lhe permite sair da bolha de conforto e descobrir que o mundo externo é bem diferente. Ele conhece Luiza (Bruna Amaya, uma grata surpresa no filme), garota de classe e escola inferiores à sua, por quem acaba se interessando.

Em casa, no entanto, os pais tentam manter as aparências. Sonia começa a vender pequenas bugigangas para as amigas e dar aulas de francês. Seu marido finge que nada está acontecendo. Jean, por sua vez, parece ter apreendido os mecanismos de dominação de classe sem qualquer esforço assedia a empregada sem qualquer pudor.

Uma espécie de "primo carioca" de "O Som ao Redor", "Casa Grande" tem qualidades para caminhar sozinho, é claro. A começar pela direção segura e roteiro perspicaz. Barbosa é muito consciente de suas escolhas técnicas e narrativas e constrói a trama pela ocupação dos espaços por parte de seus personagens.

Se, de um lado, existe a "casa grande" do título, obviamente existe a "senzala". Essa, no entanto, não está apenas ao lado da moradia dos patrões como é o caso das dependências de empregados, mas se espalhou pela cidade toda, que parece estar à disposição da elite.

Premiado no Festival de Paulínia Grande Prêmio do Júri, ator e atriz coadjuvantes (Novaes e Clarissa) e roteiro—, além do Prêmio de Associação Brasileira de Críticos Cinema, na Mostra de São Paulo de 2014, "Casa Grande" traça um retrato agridoce de um Brasil pautado pela tensão social. Barbosa é sutil em boa parte do tempo, mas, em alguns momentos, um excesso de didatismo soa fora de hora como a fala de Luiza sobre cotas raciais, por mais pertinente que seja, soa pouco orgânica da maneira como acontece. Esse pequeno deslize, no entanto, não diminui nem a importância e outras qualidades do filme.

Assista ao trailer de "Casa Grande"

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb