Topo

Atriz Geena Davis se une a iniciativa que defende as mulheres no cinema

Geena Davis posa nos bastidores do Hollywood Film Awards - Danny Moloshok/Reuters
Geena Davis posa nos bastidores do Hollywood Film Awards Imagem: Danny Moloshok/Reuters

Charlie Aarons

De Londres (Reino Unido)

23/06/2015 23h06

A atriz Geena Davis pediu nesta terça-feira (23) mais esforços para pôr fim ao uso de estereótipos negativos de mulheres e garotas no cinema e na mídia durante o anúncio de detalhes de uma nova iniciativa global para lidar com o desequilíbrio entre os gêneros no mundo da sétima arte.

Geena, que fundou o Instituto Geena Davis de Gênero na Mídia há 11 anos, somou forças com o Festival BFI de Cinema de Londres para realizar o primeiro simpósio global sobre gênero no cinema fora dos Estados Unidos que acontecerá na capital inglesa em outubro.

A atriz premiada com o Oscar, que faz conferências de incentivo à presença da mulher na mídia criativa nos EUA desde 2008, expressou o temor de que os filmes estejam reforçando os estereótipos negativos de gênero em plateias de todas as idades.

"As imagens midiáticas têm um impacto enorme em nossas percepções e em nossas crenças e nossos comportamentos sociais e culturais", disse Geena em um comunicado.

A artista de 59 anos, premiada com o Oscar de melhor atriz coadjuvante em 1988 pelo filme "O Turista Acidental", se une a um coro de atrizes que ultimamente vêm repudiando a desigualdade entre os gêneros em Hollywood.

Estrelas como Meryl Streep e Kristen Stewart vêm falando abertamente sobre o sexismo, assim como sobre o preconceito com a idade, na indústria cinematográfica, e Kristen afirmou em uma entrevista recente que as mulheres "têm que trabalhar um pouco mais duro para serem ouvidas".

O simpósio global em Londres, que será seguido por eventos semelhantes na Índia e no Brasil em 2016, irá reunir políticos e figuras de destaque da indústria do entretenimento para dois painéis de discussão sobre personagens femininas no cinema.