Topo

Festival de Londres terá longa feminista e homenagem a Cate Blanchett

Pôster de "Suffragette", longa histórico focano no movimento feminista - Reprodução
Pôster de "Suffragette", longa histórico focano no movimento feminista Imagem: Reprodução

Marie-Louise Gumuchian

De Londres (Reino Unido)

01/09/2015 14h33Atualizada em 30/09/2015 16h14

O Festival de Cinema de Londres revelou nesta terça-feira (1º) a lista de filmes em exibição, abrindo com "Suffragette", um drama sobre o início do movimento feminista repleto de estrelas no elenco, e encerrando com uma cinebiografia de Steve Jobs.

As atrizes Meryl Street, Helena Bonham Carter e Carey Mulligan estarão no tapete vermelho para a estreia de "Suffragette", que trata de mulheres que lutaram pelo direito de votar na Reino Unido, no evento entre os dias 7 e 18 de outubro.

A 59ª edição do festival irá exibir 238 produções de ficção e documentários, como o drama de guerra "Beasts of No Nation", também em exibição no Festival de Cinema de Veneza nesta semana, e "Son of Saul", vencedor em Cannes, todos competindo pelo prêmio de melhor filme.

A lista da competição oficial ainda inclui "11 Minutes", do diretor polonês Jerzy Skolimowski, e "Desierto", do cineasta mexicano Jonás Cuarón, que fará sua estreia europeia no festival londrino.

"Trumbo", que traz o astro da série "Breaking Bad", Bryan Cranston, no papel do roteirista hollywoodiano excomungado Dalton Trumbo, e "The Lady in the Van", estrelado pela atriz Maggie Smith, também terão seus lançamentos europeus no evento.

"Steve Jobs", filme sobre o falecido co-fundador da Apple estrelado por Michael Fassbender e dirigido por Danny Boyle, do premiado "Quem Quer Ser Um Milionário?", irá encerrar a festividade.

A atriz Cate Blanchett, vencedora de um Oscar por "Blue Jasmine", será homenageada com o prêmio British Film Institute Fellowship.