Topo

Filme proibido na Índia sobre estupro recebe apoio de Meryl Streep para Oscar

Meryl Streep recebe o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em "A Dama de Ferro" - Robyn Beck/AFP Photo
Meryl Streep recebe o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em "A Dama de Ferro" Imagem: Robyn Beck/AFP Photo

Sebastien Malo

Nova York (EUA)

15/10/2015 18h39

Um filme proibido por autoridades indianas sobre o estupro fatal de uma jovem dentro de um ônibus em Nova Délhi foi aclamado em sua estreia nos Estados Unidos, e a atriz Meryl Streep afirmou que o longa merecia ganhar um Oscar.

Retratando o estupro e assassinato de uma estudante de medicina em 2012 que causou revolta e provocou protestos violentos, o documentário "India's Daughter" ("Filha da Índia", em tradução livre) foi envolto em polêmica desde que o governo indiano decidiu proibi-lo no país.

Mas a atriz vencedora do Oscar Meryl Streep, que introduziu o documentário em sua noite de estreia em Nova York, na quarta-feira à noite, disse que o filme era digno de receber a maior premiação da indústria cinematográfica.

"Estou na campanha agora para que seja indicado a melhor documentário", disse a atriz ao falar sobre a diretora do filme, Leslee Udwin.

O filme de uma hora conta a história do estupro coletivo de Jyoti Singh, de 23 anos, em um ônibus que transitava pela capital indiana, assim como os subsequentes protestos realizados por estudantes indianos.