Topo

Atriz Patty Duke, de "O Milagre de Anne Sullivan", morre aos 69 anos

A atriz americana Patty Duke, que morreu aos 69 anos nos Estados Unidos - Getty
A atriz americana Patty Duke, que morreu aos 69 anos nos Estados Unidos Imagem: Getty

Piya Sinha-Roy e Suzannah Gonzales

29/03/2016 16h31

A atriz norte-americana Patty Duke, vencedora de um Oscar e amplamente conhecida por seu programa dos anos 1960 "The Patty Duke Show", morreu na manhã desta terça-feira (29) aos 69 anos, disse seu representante à agência Reuters.

Patty morreu em Coeur d'Alene, cidade do Estado de Idaho, de septicemia resultante de uma ruptura do intestino, informou seu porta-voz, Mitchell Stubbs.

Patty Duke em "O Milagre de Anne Sullivan', que rendeu um Oscar a ela aos 16 anos - Divulgação - Divulgação
Patty Duke em "O Milagre de Anne Sullivan', que rendeu um Oscar a ela aos 16 anos
Imagem: Divulgação

"Ela era esposa, mãe, avó, amiga, defensora da saúde mental e um ícone cultural. Ela deixará muita saudade", disse Stubbs.

A atriz começou a atuar na adolescência e conquistou um Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel em "O Milagre de Anne Sullivan", de 1962, aos 16 anos de idade. Ela estrelou sua própria série cômica, "The Patty Duke Show" entre 1963 e 1966, e teve um papel no filme "O Vale Das Bonecas", de 1967.

Nos anos 1980 ela presidiu o Sindicato de Atores dos Estados Unidos, e também se tornou uma defensora de temas relacionados à saúde mental depois de ser diagnosticada com transtorno bipolar em 1982.