Topo

Wim Wenders retorna ao Festival de Veneza após 12 anos com drama em 3D

Agnieszka Flak

Da Reuters, em Veneza

01/09/2016 18h44

A versão de Wim Wenders para "Os Belos Dias de Aranjuez", uma adaptação de uma peça do escritor austríaco Peter Handke, foi filmada em 3D para atrair os espectadores de maneira mais íntima para um diálogo sobre como os homens veem as mulheres e como as mulheres veem os homens, disse o veterano diretor alemão nesta quinta-feira (1º).

Vencedor do Leão de Ouro em 1982, com o longa "O Estado das Coisas", o cineasta alemão estava ausente do Festival de Veneza desde 2004, apesar de ter sido jurado em 2008.

Em seu novo filme, um homem e uma mulher sentaram em um jardim nos arredores de Paris em um dia de verão e compartilham suas visões sobre amor e liberdade, tecendo a narrativa através de memórias e desejos não expressados.

A relação um com o outro permanece incerta, enquanto a presença de uma maçã na mesa entre eles indica Adão e Eva no Jardim do Éden.

O filme, que estreia no 73º Festival Internacional de Cinema de Veneza nesta quinta-feira, é um dos 20 filmes que está competindo pelo Leão de Ouro, que será entregue em 10 de setembro.

"O lugar me deu vontade de filmar em 3D porque eu queria levar vocês para lá", disse Wender em uma coletiva de imprensa.

"3D é uma linguagem e tecnologia muito suave, é uma tecnologia muito gentil, corresponde aos nossos dois olhos se você usá-la naturalmente. Eu não acho que poderia ter incluído vocês de qualquer outra maneira", acrescentou Wenders.