Topo

Roteirista acusa Disney de ter roubado "Zootopia", animação que levou Oscar

Cena do filme "Zootopia: Essa Cidade é o Bicho", (2016), de Byron Howard e Rich Moore - Divulgação
Cena do filme "Zootopia: Essa Cidade é o Bicho", (2016), de Byron Howard e Rich Moore Imagem: Divulgação

Jonathan Stempel

21/03/2017 20h45

A Walt Disney Co foi processada nesta terça-feira (21) por um roteirista e produtor de longa data de Hollywood que acusou o estúdio de ter copiado sem permissão de seus trabalhos a animação vencedora do Oscar "Zootopia: Essa Cidade é o Bicho."

Gary Goldman, cujos créditos incluem "O Vingador do Futuro", com Arnold Schwarzenegger, e "Minority Report : A Nova Lei", com Tom Cruise, entrou com processo por violação de direitos autorais no Tribunal Distrital norte-americano em Los Angeles. Ele disse que a Disney replicou, em alguns momentos "praticamente na íntegra", os temas, configurações, enredo, personagens e diálogos, assim como o título, de seu conceito "Zootopia", que sugeriu ao estúdio em 2000 e 2009.

A Disney e suas afiliadas englobam "uma cultura que não só aceita cópias sem autorização de materiais originais de outros, mas encoraja isto", segundo o processo. "Eles fizeram isto com 'Zootopia' também, quando copiaram 'Zootopia' de Gary L. Goldman."

Em comunicado, a Disney informou: "O processo do Sr. Goldman é marcado por acusações claramente falsas. Isto é uma tentativa sem escrúpulos de reivindicar um filme de sucesso que ele não criou e que iremos vigorosamente defender contra em tribunal". "Zootopia" arrecadou mais de um bilhão de dólares mundialmente desde sua estreia, há um ano, e no mês passado venceu o Oscar de Melhor Filme de Animação.

O filme explora a história de uma coelha, dublada pela atriz Ginnifer Goodwin, que deixa sua cidade rural para se juntar à força policial de uma cidade grande, onde preconceito e medo dividem moradores.