UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

24/02/2005 - 20h55
Equipe de "Diários de Motocicleta" critica escolha de Antonio Banderas para cantar música do filme no Oscar
Da Redação

A equipe do filme "Diários de Motocicleta", dirigido por Walter Salles, criticou, por meio de um manifesto, a decisão de a Academia de Artes e Ciências de Hollywood ter escolhido o ator espanhol Antonio Banderas para interpretar a música "Al Otro Lado del Río" na cerimônia do Oscar, neste domingo, dia 27.

Banderas cantará a música acompanhado do guitarrista Carlos Santana, mexicano naturalizado norte-americano.

A música, composta e interpretada pelo uruguaio Jorge Drexler, é uma das duas indicações de "Diários" ao Oscar e a primeira música escrita e cantada em língua espanhola a disputar o prêmio. O filme também concorre na categoria roteiro adaptado.

A nota da equipe do filme _assinada pelos "criadores e amigos de 'Diários de Motocicleta'"_ deveria ser enviada oficialmente à imprensa amanhã (25), mas chegou aos meios de comunicação hoje, escrita em espanhol.

No comunicado, a equipe do filme se diz "surpresa" com a ausência do convite para Drexler interpretar sua própria música na cerimônia no Kodak Theatre em Los Angeles.

"Essa decisão unilateral dos produtores de TV que transmitem o Oscar foi tomada sem consultar o artista que criou 'Al Otro Lado del Río' ou aqueles que trabalharam no filme por muitos anos. Além disso, os produtores optaram por não escolher nenhum artista oriundo do continente retratado em 'Diários de Motocicleta'", diz trecho da nota. O filme percorre diversos países da América do Sul.

Por isso, a equipe do longa "expressa uma profunda insatisfação por aquilo que parece ser não apenas eticamente, mas também esteticamente inaceitável. A decisão que nos foi imposta não é apenas um desrespeito ao artista como autor, mas também mostra um profundo desconhecimento das matizes culturais e diferenças que existem em nosso continente [América do Sul]".

A reprovação da equipe do filme "já visto por mais de 10 milhões de pessoas em todo mundo" vai mais fundo e chama os organizadores do Oscar de "ignorantes": "Ao tomar decisões baseadas unicamente em valores de mercado, sem nenhuma consideração às matizes culturais em jogo, os produtores do prêmio da Academia levaram essa distorção [a ignorância sobre quem são e de onde vêm os sul-americanos], seja de modo deliberado ou inadvertidamente, um pouco mais longe, e, assim fazendo, demonstraram, lamentavelmente, uma extrema ignorância e desprezo pela natureza do trabalho, sua voz e o que ele comunica."

Leia abaixo a íntegra da carta-manifesto:

Da equipe e amigos de "Diários de Motocicleta"

"Diários de Motocicleta" é um projeto que demorou cinco anos para se tornar realidade. Durante esse período, atores e técnicos vindos principalmente da Argentina, Chile, Peru, México, Uruguai e Brasil compartilharam o sonho coletivo de explorar as raízes de nosso continente.

Produzido de forma independente pela companhia de Robert Redford, a South Fork, "Diários de Motocicleta" é baseado nos diários escritos por dois jovens argentinos, Ernesto Guevara de la Serna e Alberto Granado, em sua primeira viagem através da America do Sul. "Diários de Motocicleta" já foi visto por cerca de 10 milhões de espectadores em todo o mundo. O filme recebeu mais de 40 prêmios e/ou indicações internacionais, incluindo sete indicações ao BAFTA , assim como indicações para o César francês e o prêmio Goya, da Espanha, e duas indicações para o Oscar. Recentemente, "Diários" ganhou o Goya de Melhor Roteiro Adaptado, o Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro da Associação de Críticos de Londres e dois prêmios no BAFTA, de Melhor Filme em língua não inglesa e Melhor Música.

Uma das indicações ao Oscar foi dada a canção do filme, "Al Otro Lado Del Río". Composta e interpretada por um brilhante artista uruguaio, Jorge Drexler, a música fala das escolhas éticas e morais que o jovem Ernesto Guevara fez ao se confrontar com as desigualdades políticas e sociais da América do Sul.

Essa é a primeira vez que uma canção escrita e interpretada em espanhol foi indicada para um Oscar. No entanto, para nossa grande surpresa, fomos recentemente informados de que Jorge Drexler não seria convidado a interpretar a canção que ele criou e interpretou para "Diários de Motocicleta". Essa decisão foi tomada de maneira unilateral pelos produtores de TV do show do Oscar, e a sua substituição foi implementada sem uma consulta prévia ao artista que criou "Al Otro Lado Del Rio".

Nós, que estivemos tão intensamente envolvidos com a criação e realização de "Diários de Motocicleta", gostaríamos de expressar nossa insatisfação com o que parece ser eticamente inaceitável para nós. A decisão que nos está sendo imposta não é somente desrespeitosa com o artista como autor. Ela também demonstra um completo desinteresse pelas diversas matizes culturais que existem em nosso continente.

No processo de realização deste filme, fomos percebendo que a ignorância em relação à quem somos e de onde viemos está na base de muitos de nossos problemas estruturais. A forma como a nossa cultura é continuamente mal representada fora das nossas fronteiras é parte dessa equação. Ao tomar uma decisão baseada nos valores de mercado, sem nenhum respeito às especificidades culturais em jogo, os produtores do show de TV levaram deliberadamente, ou inadvertidamente, - essa representação equivocada um degrau além. Ao fazerem isso, demonstraram desrespeito pela natureza do trabalho de Drexler, por sua voz e o que ela representa.

"Diários de Motocicleta" é sobre aquilo que nos distingue, e não sobre aquilo que nos trivializa. É irônico que um dos aspectos artísticos do filme esteja sendo desrespeitado no mesmo momento em que estaria sendo supostamente honrado. Nós que estivemos e estamos, direta ou indiretamente, envolvidos com este filme refutamos essa decisão.

Finalmente, gostaríamos de ressaltar que Antonio Banderas, a quem caberá finalmente interpretar a canção, sempre se portou de forma extremamente ética conosco, e mais especificamente com Jorge Drexler.


07/01/2007
05/01/2006
22/12/2005
18/11/2005
01/11/2005
27/10/2005
26/10/2005
24/10/2005
18/10/2005
14/10/2005