UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

28/02/2005 - 04h18
Jamie Foxx leva Oscar por sua transformação na lendário Ray Charles

HOLLYWOOD, EUA, 27 fev (AFP) - Jamie Foxx ganhou neste domingo o Oscar de melhor ator por seu papel no filme "Ray", no qual este jovem comediante negro, praticamente desconhecido fora dos Estados Unidos, se metamorfoseou, revivendo o lendário rei do soul Ray Charles.

Neste filme biográfico, o espírito de Ray Charles parece ter se apoderado do ator de 37 anos, que magistralmente imita a voz e os gestos do cantor. "Uma das coisas mais impressionantes de 'Ray' é a interpretação de Foxx, que dá a inquietante impressão de se ver o verdadeiro Ray Charles reviver sua vida na telona", disse uma crítica do jornal Los Angeles Times.

Jamie Foxx passou muito tempo com o cantor cego antes de sua morte, em junho passado, aos 73 anos.

"A um velho amigo", disse o ator antes de cantar "Georgia on my Mind" junto com Alicia Keys na festa do Grammy, em 17 de fevereiro.

"Ninguém sabia nada sobre Ray Charles. Agora, os jovens cantam suas canções", comemorou Foxx, recentemente, durante o almoço com os demais indicados ao Oscar.

Para uma transformação mais fidedigna, Foxx emagreceu 13 quilos e, durante as filmagens, mantinha seus olhos cobertos com pálpebras postiças.

Tamanho esforço foi recompensado e Foxx passou a ser o centro das atenções de todos os últimos eventos. Ele foi a estrela do Globo de Ouro passado, no qual ganhou o prêmio de melhor ator por "Ray", além de estar indicado em mais duas categorias.

Esta foi uma incrível mudança na carreira deste versátil ator que até agora atuava na TV e também na música, como cantor, com o álbum de R&B "Peep this".

A grande reviravolta aconteceu no ano passado, quando Foxx surpreendeu por seu papel de motorista de táxi em "Colateral", no qual contracenou com Tom Cruise, e depois com "Ray".

"Há tantas coisas que gostaria de dizer, não poderia ficar sem palavras", disse o ator, feliz e ainda incrédulo. "Quando era pequeno e sonhava com o que iria fazer, nunca imaginei isso", acrescentou.

Nascido em 13 de dezembro de 1967, em Terrell, Texas (sul), assim como Ray Charles, Foxx aprendeu com os golpes da vida desde muito pequeno. Adotado por seus avós quando era um bebê de apenas sete meses, começou a treinar piano aos três anos.

Estudou música na Universidade Internacional americana de San Diego (Califórnia, oeste), carreira que abandonou pouco depois para dar os primeiros passos como comediante. Em 1991, ganhou um concurso de comédia em Oakland (Califórnia) e, depois, se uniu ao elenco do programa "In Living Color", do canal Fox.

Em 1992, participou pela primeira vez do longa-metragem "A Revolta dos Brinquedos", em um papel menor junto com o já famoso Robin Williams. Quatro anos mais tarde, interpretou um ator ambicioso na série de TV "The Jamie Foxx Show", produzida por ele.

Em 1999, interpretou um jogador de futebol em "Um Domingo Qualquer", de Oliver Stone, seu primeiro papel de peso nas telonas, e que foi um fracasso de crítica.

Vários anos se passaram até que o jovem ator conseguisse se tornar um dos principais protagonistas de Hollywood.

"É uma coisa maravilhosa tudo isso que me aconteceu. Estou vivendo um momento incrível da minha vida", repetiu mais de uma vez.


07/01/2007
05/01/2006
22/12/2005
18/11/2005
01/11/2005
27/10/2005
26/10/2005
24/10/2005
18/10/2005
14/10/2005