UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

06/03/2006 - 01h41
Philip Seymour Hoffman: o segredo mais bem guardado de Hollywood

HOLLYWOOD, EUA, 5 Mar (AFP) - Philip Seymour Hoffman, que neste domingo ganhou o Oscar de Melhor Ator com o filme "Capote", passou muitos anos de sua vida criando alguns dos personagens mais memoráveis de Hollywood, embora suas façanhas tenham sido até agora um dos segredos mais bem guardados de Hollywood.

O ator camaleônico de 38 anos, considerado um dos melhores de sua geração, também era um dos menos conhecidos do público até ser indicado ao Oscar pela interpretação do brilhante e egocêntrico autor americano Truman Capote.

No entanto, durante 14 anos, Hoffman tem roubado silenciosamente as cenas de seus colegas mais famosos, interpretando repulsivos, mas fascinantes, personagens anti-sociais e degenerados sexuais em filmes tão diversos quanto "Boogie Nights", "O Talentoso Ripley" e "Happiness". O ator, que teve que lutar contra a dependência ao álcool e às drogas, é um ator estelar que muitos em Hollywood pensam já devia ter sido reconhecido no Oscar há tempos por ter transformado sutilmente filmes com papéis deliberadamente subestimados, ousando ao selecionar seus personagens.

"Tentei fazer papéis de qualquer tipo, que me mantivessem trabalhando e interessado", disse Hoffman certa vez.

"Os personagens, como Capote, que vivem realmente fora da experiência e existência da gente são muito mais prazerosos e que satisfazem", disse o ator com formação no cinema e no teatro.

No filme de Bennett Miller, sobre os seis anos durante os quais o extravagante Capote escreveu seu romance fundamental "A Sangue Frio", em 1966, Hoffman não só dá vida ao jeito afeminado e à característica voz aguda do escritor, mas também às poderosas forças que o guiaram e que, em última instância, o destruíram como artista.

"Capote" mostra também o autor de "Bonequinha de Luxo", divertindo seus admiradores nas festas de sociedade nova-iorquinas e revolvendo as vidas e mentes dos condenados à morte, aos quais, sem piedade, extraía informações para o romance que se tornaria sua obra mais relevante.

O corpulento Hoffman teve que emagrecer 18 quilos para representar o diminuto escritor e passou seis meses mergulhado em livros, filmes e fitas de áudio, tentando reproduzir a fala de Capote e seus gestos.

"A meta não era imitá-lo, mas capturar sua energia. Realmente queria captar sua essência porque sabia que seria mais poderosa" que uma imitação, disse.

Hoffman nasceu em julho de 1967 no estado de Nova York. É o terceiro de quatro filhos de um executivo da Xerox e de uma dona-de-casa feminista. Seus pais se divorciaram quando ele tinha 9 anos.


23/01/2007
22/01/2007
21/01/2007
19/01/2007
18/01/2007
09/01/2007
08/01/2007
30/12/2006
28/12/2006