20/10/2006 - 17h59 Lituânia recebe sua primeira indicação a uma vaga no Oscar VILNA, 20 out (AFP) - O cineasta lituano Arunas Matelis ficou nas nuvens nesta sexta-feira depois que garantiu a primeira indicação da história do cinema do país ao Oscar, prêmio da Academia de Artes e Ciências de Hollywood.
"Before Flying Back to Earth", de Matelis, concorrerá com outros 60 filmes a uma indicação na categoria de Melhor Filme Estrangeiro na 79ª edição da cerimônia de entrega do Oscar, informaram os organizadores na véspera.
"Estou muito feliz com a indicação. É a primeira vez para a Lituânia, a primeira vez para um país do Báltico e, pelo que sei, a primeira vez que um documentário competirá (na categoria) com outros filmes", disse Matelis à AFP.
O filme é um documentário de 52 minutos sobre as crianças que sofrem de câncer, suas vidas no hospital, seus sentimentos e seu relacionamento interpessoal.
No ano passado, o documentário conquistou os prêmios principais nos festivais de cinema de Leipzig e Amsterdã.
Formado na Faculdade de Teatro e TV da Academia Lituana de Música, Matelis criou a produtora Nominum em 1992, um ano depois de seu país se tornar independente da União Soviética.
O cineasta de 46 anos dirigiu 10 documentários e produziu cerca de 20 filmes. | |