UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

28/11/2006 - 18h07
"Miss Sunshine" lidera indicação de cinema independente nos EUA

LOS ANGELES (Reuters) - A comédia de sucesso "Pequena Miss Sunshine" e o aclamado drama sobre drogas "Half Nelson" lideraram na terça-feira a lista dos candidatos aos Independent Spirit Awards, considerado o Oscar do cinema de arte norte-americano.

Os dois filmes receberam cinco indicações cada, entre elas para melhor filme e melhor direção. Outro candidato na segunda categoria foi Robert Altman, que morreu na semana passada e foi citado por "A Última Noite".

Quatro filmes -- nenhum dos quais amplamente conhecido por nome -- foram indicados em três categorias cada: "Pesadelo Americano" ("American Gun"), "The Dead Girl", "A Guide to Recognizing Your Saints" e "Man Push Cart".

Os Spirit Awards, que vêm sendo entregues há 22 anos, homenageiam filmes de baixo orçamento, com base em critérios como temática original e provocante e grau de financiamento independente. Os vencedores serão anunciados em 24 de fevereiro, um dia antes da entrega dos Oscar.

É comum haver alguma coincidência entre os indicados para os dois prêmios, mas pouca coincidência entre os vencedores. O ano passado constituiu exceção: os eleitores do Oscar premiaram vários filmes feitos com baixo orçamento, como "Crash -- No Limite", "O Segredo de Brokeback Mountain" e "Capote", que também foram premiados no Spirit Awards.

Sucesso de bilheteria estrelado por Steve Carell e Greg Kinnear, "Pequena Miss Sunshine" gira em torno da viagem de uma família que atravessa os Estados Unidos para assistir a um concurso de beleza infantil. O filme foi a estréia na direção de um longa dos veteranos diretores de vídeos musicais Jonathan Dayton e Valerie Faris.

Dois de seus atores, Alan Arkin e Paul Dano, vão concorrer ao prêmio de melhor ator coadjuvante. E o roteirista novato Michael Arndt foi indicado para melhor roteiro.

O drama contundente "Half Nelson" tem Ryan Gosling no papel de professor viciado em drogas que forma um vínculo especial com um de seus alunos do secundário. Ryan Fleck foi indicado para melhor diretor e melhor roteiro (em conjunto com a co-roteirista Anna Boden). Gosling e Shareeka Epps foram indicados para os prêmios de melhor ator e melhor atriz, respectivamente.

Outros indicados a melhor filme foram "Pesadelo Americano", "The Dead Girl" e "O Labirinto do Fauno". Os outros diretores indicados foram Karen Moncrieff ("The Dead Girl") e Steven Soderbergh ("Bubble -- Uma Nova Experiência").

Além de Ryan Gosling, os candidatos a melhor ator são Aaron Eckhart ("Obrigado por Fumar"), Edward Norton ("The Painted Veil"), Ahmad Razvi ("Man Push Cart") e Forest Whitaker ("Pesadelo Americano").

Na categoria melhor atriz, Shareeka Epps vai competir com Catherine O'Hara ("For Your Consideration"), Elizabeth Reaser ("Sweet Land"), Michelle Williams ("Medo e Obsessão") e Robin Wright Penn ("Esperança e Preconceito").

O evento é organizado pelo Film Independent, um grupo com sede em Los Angeles que promove o cinema independente.


23/01/2007
22/01/2007
21/01/2007
19/01/2007
18/01/2007
09/01/2007
08/01/2007
30/12/2006
28/12/2006