UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

21/01/2007 - 17h02
Favoritos ao Oscar de Melhor Filme são fáceis de prever

Por Steve Gorman

LOS ANGELES (Reuters) - É quase certo que o thriller "Os Infiltrados", de Martin Scorsese, conseguirá uma vaga na disputa pelo Oscar de melhor filme, junto com o musical "Dreamgirls -- Em Busca de um Sonho" e a comédia "Pequena Miss Sunshine", quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciar os competidores na terça-feira.

Autoridades no Oscar dizem que esses três longas-metragens devem competir pela maior honraria de Hollywood com "Babel", uma saga de culturas em conflito, e "A Rainha", um retrato da família real britânica.

Essas cinco obras já foram indicadas para prêmios de melhor filme por dois dos grupos mais influentes de Hollywood --o Sindicato de Diretores da América e o Sindicato de Produtores da América--, cujas escolhas costumam vaticinar a tendência no Oscar.

"Esse ano vimos um acordo sem precedentes entre os prêmios do sindicato de cinema para os cinco favoritos para o melhor filme", disse Tom O'Neil, colunista de premiações para o site theenvelope.com. "É um ano fácil para se prever os indicados (ao Oscar)."

"Babel" e "Dreamgirls", a adaptação cinematográfica de um sucesso da Broadway baseada no grupo musical formado por Diana Ross & the Supremes, ganharam destaque na semana passada ao ficarem com o Globo de Ouro nas categorias de melhor drama e melhor comédia ou musical, respectivamente.

AZARÕES

Mas o colunista O'Neil diz que qualquer um dos supostos favoritos ao Oscar de melhor filme pode ser derrubado da lista por um dos vários azarões, incluindo a sensação cômica "Borat" e o filme de guerra de Clint Eastwood, falado em japonês, "Cartas de Iwo Jima".

Isso porque o sistema de eleição do Oscar torna possível para uma produção ganhar uma das cinco indicações na categoria de melhor filme ao reunir apoio de um sexto mais um dos votos depositados na Academia.

"A questão é que tudo o que se precisa é de um apoio pequeno e apaixonado para obter uma indicação. Você não precisa do apoio maciço da academia", observou O'Neil.

O documentário cômico "Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América" também está na disputa na categoria de melhor ator. Só é preciso ver se o protagonista, o comediante britânico Sacha Baron Cohen, obterá reconhecimento do Oscar por sua interpretação frequentemente obscena de um jornalista incompetente da Ásia Central.

Outras grandes dúvidas são se Leonardo DiCaprio vai obter uma indicação para o Oscar de melhor ator por sua interpretação em "Os Inflitrados" ou em "Diamante de Sangue", já que as regras da Academia não permitem que ele concorra por ambos os filmes.

Não se sabe também se Brad Pitt será indicado como melhor ator ou melhor ator coadjuvante por seu papel em "Babel".

Outros filmes com chances de obter uma indicação para o Oscar de melhor filme são "Vôo United 93", um drama filmado a bordo de um dos aviões sequestrados no 11 de setembro, e "Pan's Labyrinth", que mistura os horrores da guerra com uma fantasia sombria.

"Labyrinth", falado em língua espanhola, é um dos favoritos para obter uma indicação na categoria melhor filme estrangeiro, junto com "Volver", do espanhol Pedro Almodóvar, que conta com a atriz Penelope Cruz no elenco.

Os maiores sucessos comerciais entre os favoritos ao Oscar de melhor filme são: "Os Infiltrados", que arrecadou mais de 121 milhões de dólares nas bilheterias americanas, e "Borat", que obteve 127 milhões de dólares nas bilheterias da América do Norte.

Na disputa pelo Oscar de direção, Scorsese, 64, deve ser indicado por "Os Infiltrados". Diretor de clássicos como "Taxi Driver" e "Os Bons Companheiros", Scorsese nunca ganhou um prêmio da Academia, apesar de ter sido indicado cinco vezes.

Seus rivais devem ser Bill Condon por "Dreamgirls", o britânico Stephen Frears por "A Rainha", o diretor mexicano Alejandro Gonzalez Iñarritu por "Babel" e Eastwood por "Cartas de Iwo Jima".

Duas interpretações devem ganhar a indicação para o Oscar de melhor ator --a de Forest Whitaker por seu papel do ditador africano Idi Amin em "O Último Rei da Escócia" e a do veterano Peter O'Toole pelo papel de um ator idoso que se apaixona por uma jovem em "Venus".

Na categoria melhor atriz, as favoritas são Penelope Cruz por "Volver", Judi Dench por "Notas sobre um Escândalo", Helen Mirren por "A Rainha", Meryl Streep por "O Diabo Veste Prada" e Kate Winslet por "Pecados Íntimos".


23/01/2007
22/01/2007
21/01/2007
19/01/2007
18/01/2007
09/01/2007
08/01/2007
30/12/2006
28/12/2006