UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

22/01/2007 - 13h56
Hollywood em vigília à espera das indicações ao Oscar
Por Rob Woollard LOS ANGELES, 22 jan (AFP) - A corrida pelos prêmios mais disputados de Hollywood entra na reta final às 11h30 desta terça-feira (hora de Brasília), quando serão anunciados os indicados para a 79ª edição do Oscar, iniciando a contagem regressiva para a cerimônia de entrega das estatuetas, em 25 de fevereiro.

Até agora, nenhum filme foi apontado como franco favorito em várias categorias, embora muitos se alinhem na disputa aos mais cobiçados: melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor atriz.

No entanto, no sábado, o filme independente de baixo orçamento "Pequena Miss Sunshine" se fortaleceu na corrida ao Oscar, ao ganhar o prêmio de melhor filme concedido pelo sindicato dos produtores americanos (Producers Guild of America), que antecipou o ganhador do Oscar de melhor filme 11 vezes em 17 anos.

"Há favoritos claros para a maioria dos sindicatos principais, mas acho que veremos os prêmios dourados compartilhados entre vários filmes", avaliou Tom O'Neil, colunista do site especializado theenvelope.com.

Na corrida pelo melhor filme, a expectativa é que a disputa fique entre os ganhadores dos Globos de Ouro, "Babel" e "Dreamgirls", bem como o drama de Martin Scorsese, "Os Infiltrados", "A Rainha", e "Pequena Miss Sunshine".

Mas "Cartas de Iwo Jima", drama de guerra totalmente rodado em japonês, sob a direção de Clint Eastwood, poderá arrebatar a indicação de "Pequena Miss Sunshine".

Na categoria melhor diretor, Scorsese é o grande favorito para o prêmio este ano, após ter saído de mãos vazias nas cinco ocasiões em que foi indicado.

O diretor de "Babel", o mexicano Alejandro González Iñárritu, é outro nome quase certo, assim como Bill Condon, por "Dreamgirls", e Stephen Frears, por "A Rainha".

Mas os diretores do popular "Pequena Miss Sunshine", o casal Jonathan Dayton e Valerie Faris, poderiam ser desbancados por Eastwood.

O veterano ator e diretor sempre é o favorito dos quase 6 mil membros votantes da Academia, que já lhe concederam dois Oscar de Melhor diretor, por "Os Imperdoáveis" (1992) e "Menina de Ouro" (2004).

Este ano, ele realizou o feito de ter rodado dois filmes consecutivos que despertaram muita admiração: "A Conquista da Honra" e "Cartas de Iwo Jima", que tratam da mesma batalha, vista das perspectivas japonesa e americana.

"Falei com muitos diretores que me dizem o quanto estão impressionados com o feito de Clint Eastwood", disse Pete Hammond, do site hollywoodwiretap.com. Na corrida ao prêmio de melhor atriz, os especialistas são unânimes sobre as prováveis indicadas. A grande favorita é a britânica Helen Mirren, consagrada pela vitória no Globo de Ouro e com sua elogiada interpretação da rainha Elizabeth 2ª em "A Rainha". Suas concorrentes seriam as compatriotas Judi Dench, por "Notas sobre um Escândalo", e Kate Winslet, por "Pecados Íntimos".

Mas a grande rival de Mirren poderia ser Meryl Streep ("O Diabo Veste Prada"), indicada 13 vezes ao Oscar e ganhadora em duas ocasiões.

Também se espera que a espanhola Penélope Cruz seja indicada nesta categoria, assim como no Globo de Ouro, apesar de concorrer em um filme falado em espanhol: "Volver", de Pedro Almodóvar, que deverá estar entre os indicados a melhor filme estrangeiro.

As apostas para as indicações a melhor ator são menos claras, com apenas dois favoritos: Forest Whitaker, por "O Último Rei da Escócia", em que interpreta o ditador ugandense Idi Amin, e o veterano ator irlandês Peter O'Toole ("Venus"), que foi sete vezes indicado, a primeira há 45 anos por "Lawrence da Arábia", embora nunca tenha levado um Oscar.

Os outros possíveis indicados não são tão claros. Entre os aspirantes estão Leonardo DiCaprio ("Os Infiltrados"), Ryan Gosling ("Half Nelson"), Ken Watanabe ("Cartas de Iwo Jima") e o irreverente Sacha Baron Cohen ("Borat").


23/01/2007
22/01/2007
21/01/2007
19/01/2007
18/01/2007
09/01/2007
08/01/2007
30/12/2006
28/12/2006