UOL Entretenimento Cinema
 
26/02/2007 - 01h59

Helen Mirren ganha o Oscar de melhor atriz

Da Redação
A inglesa Helen Mirren é a vencedora do Oscar de melhor atriz por "A Rainha". Ela já havia sido indicada outras duas vezes, sem ganhar. Por sua personificação da rainha Elizabeth 2ª, ela recebeu virtualmente todos os prêmios do eixo Estados Unidos-Reino Unido e também o do Festival de Veneza. Em seu discurso de agradecimento, Mirren mais uma vez elogiou a própria rainha.

"Pequena Miss Sunshine" recebeu o seu segundo Oscar pelo roteiro original, escrito por Michael Arndt, que teve dificuldade em conseguir que seu trabalho fosse filmado. O filme já havia recebido o prêmio de melhor ator coadjuvante para Alan Arkin. Neste fim de semana, "Pequena Miss Sunshine" recebeu o César (o prêmio do cinema francês) de melhor filme estrangeiro e foi o grande vencedor dos Independent Spirit Awards, dedicados ao cinema independente.

A ganhadora do prêmio de melhor montagem foi Thelma Schoonmaker por "Os Infiltrados". Ela, que sempre trabalha com o diretor Martin Scorsese, já tinha sido premiada outras duas vezes.

Como se esperava, o prêmio de melhor documentário de longa-metragem foi para "Uma Verdade Inconveniente", sobre os riscos ambientais causados pelo aquecimento global. O diretor Davis Guggenheim levou o ex-vice-presidente Al Gore ao palco e disse que o filme só existia por causa dele. O prêmio foi anunciado pelo comediante Jerry Seinfeld. O documentário levou também o prêmio de melhor canção, para "I Need to Wake Up", de Melissa Etheridge.

Cerca de meia hora antes, Gore já havia subido ao palco com Leonardo DiCaprio. O ator anunciou que a cerimônia do Oscar deste ano adotou práticas conservacionistas em todas as suas fases e elogiou o político por personificar a causa ecológica.

O filme sino-americano "The Blood of Yingzhou District" ganhou o Oscar de melhor documentário de curta-metragem.

Depois da premiação para os documentários, Clint Eastwood apresentou o prêmio especial para o compositor italiano Ennio Morricone. Ambos foram revelados pelo diretor italiano de faroestes Sergio Leone. O prêmio seguinte foi o de melhor trilha musical. Quem ganhou foi o argentino Gustavo Santaolalla, por "Babel". Ele já havia sido premiado em 2006 por "O Segredo de Brokeback Mountain".

Jennifer Hudson recebeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua atuação como a cantora Effie White em "Dreamgirls; Em Busca da Fama". É a estréia de Hudson no cinema. Ela foi revelada ao grande público pelo programa de calouros "American Idol".

O prêmio de melhor filme estrangeiro foi para "A Vidas dos Outros" (Das Leben der Anderen) e não para o mexicano "O Labirinto do Fauno", que era tido como favorito e já havia levado três estatuetas na noite. As Vidas dos Outros é o filme de estréia do diretor Florian Henckel von Donnersmarck.

"O Labirinto do Fauno" recebeu seu terceiro Oscar ao vencer na categoria de melhor fotografia. O premiado foi Guillermo Navarro, mexicano de carreira internacional, que recebeu a estatueta das mãos da atriz Gwyneth Paltrol. O filme de Guillermo del Toro já havia sido premiado pela direção de arte e maquiagem.

Os atores Robert Downing Jr. e Naomi Watts entregaram o prêmio de melhores efeitos especiais, que foi para "Os Piratas do Caribe: O Baú da Morte", o filme de maior bilheteria de 2006.

Um pouco antes, "Os Infiltrados" recebeu seu primeiro Oscar, o de melhor roteiro adaptado para William Monahan. O filme de Martin Scorsese é uma adaptação do filme chinês (de Hong Kong) "Internal Affairs". O prêmio foi apresentado pelos atores Tom Hanks e Helen Mirren.

Logo depois foi anunciado o prêmio para melhores figurinos. Quem ganhou foi Milena Canonero (pela terceria vez na sua carreira) pelo filme "Maria Antonieta", dirigido por Sofia Coppola. Foi a única indicação do filme. O prêmio foi anunciado por Anne Hathaway e Emily Blunt, atrizes de "O Diabo Veste Prada".

Tom Cruise em seguida entregou o prêmio humanitário Jean Hersholt para a produtora Sherry Lansing, por seu trabalho em favor de doentes de câncer.

"Happy Feet - O Pingüim" ganhou o Oscar de melhor longa-metragem de animação. O prêmio foi entregue pela atriz Cameron Diaz e os personagens dos três filmes concorrentes (os outros eram "Carros" e "A Casa Monstro") apareceram como se estivessem na platéia. "Happy Feet" tem uma mensagem ecológica, um tema de escolha da Academia este ano.

Alan Arkin recebeu o Oscar de melhor ator coadjuvante por seu papel de avô em "Pequena Miss Sunshine". Foi sua terceira indicação e primeira vitória. Foi uma surpresa: Eddie Murphy, por "Dreamgirls: Em Busca de um Sonho" era considerado o favorito. O prêmio foi anunciado por Rachel Weisz, premiada como melhor atriz coadjuvante em 2006 por "O Jardineiro Fiel".

O filme mexicano "O Labirinto do Fauno", do diretor Guillermo del Toro, recebeu os dois primeiros prêmios anunciados na cerimônia do Oscar: direção de arte e maquiagem. "O Labirinto do Fauno" é um dos três filmes mexicanos (os outros dois são " Babel" e "Filhos da Esperança") que receberam indicações em mais de dez categorias no Oscar 2006.

Logo depois, foram anunciados os prêmios de melhor curta-metragem de animação para "The Danish Poet", narrado pela atriz Liv Ullman, e o de melhor curta de ficção, para "West Bank Story", sobre árabes e judeus na Cisjordânia.

"Cartas de Iwo Jima" recebeu o prêmio de melhor edição de som e "Dreamgirls" o de melhor mixagem sonora.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host